Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Portas e Jerónimo são únicos líderes revalidados

Um barómetro realizado pela Pitagórica para o jornal i, indica que caso os inquiridos tivessem que escolher os líderes dos partidos portugueses apenas Paulo Portas e Jerónimo de Sousa se mantinham à frente do CDS e do PCP, respectivamente. António Costa e Rui Rio são os favoritos para a direcção do PS e PSD.

Portas e Jerónimo são únicos líderes revalidados
Notícias ao Minuto

13:49 - 10/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

Um estudo realizado pela Pitagórica para o jornal i, e publicado na edição desta quarta-feira, dá conta de que, por opção dos inquiridos, apenas Paulo Portas, do CDS, e Jerónimo de Sousa, do PCP, mantinham os cargos como líderes dos partidos.

Segundo o mesmo inquérito, o secretário-geral do CDS obtém 46,5% das preferências e assinala um aumento relativamente a Abril. Segue-se-lhe Nuno Melo, com 16,2% e José Ribeiro e Castro, com 6,6%.

O dirigente comunista fixa 41,6% dos 'votos' dos inquiridos, um valor que tem vindo a diminuir. Bernardino Soares, com 17,2%, e Rita Rato, com 1,6%, são os outros nomes apontados para a liderança do PCP.

No caso do PS e do PSD, os favoritos são os presidentes da Câmara de Lisboa, António Costa, e do Porto, Rui Rio, que registam números acima dos 40%, apesar de este último ter descido desde Abril.

Assim sendo, no PS, António Costa atinge os 49,2% das preferências, enquanto António José Seguro regista 16,6% e Francisco Assim 9,7%. José Sócrates tem o valor mais baixo, com 6,5%.

No PSD, Rui Rio recolhe 30,7% dos 'votos', enquanto Manuela Ferreira Leite surge em segundo lugar, com 18,7%. Pedro Passos Coelho é o terceiro favorito, com 14,3%. Paulo Rangel fica com 11,4%.

No que diz respeito ao Bloco de Esquerda, 34,6% dos inquiridos manifesta vontade de que Francisco Louçã regresse à coordenação do partido. A segunda favorita é Ana Drago, com 14,8%, e Catarina Martins, a terceira, com 7,1%. O destaque vai para João Semedo, que obtém apenas 4,2% das preferências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório