Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Provável sucessor de Portas (já) gera polémica

Ainda não é certo que Nuno Brito suceda a Paulo Portas e venha a ocupar o lugar de ministro dos Negócios Estrangeiros, mas a provável nomeação do embaixador português em Washington já tem causado mal-estar. Segundo a edição de hoje do jornal Público, o provável novo ministro é acusado de ter quebrado uma regra governativa e de ter sido o arquitecto da Cimeira dos Açores, onde se preparou a invasão do Iraque.

Provável sucessor de Portas (já) gera polémica
Notícias ao Minuto

08:59 - 10/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política MNE

Aquando da sua ida para Washington, nos Estados Unidos, na condição de embaixador, Nuno Brito quebrou a regra do Ministério dos Negócios Estrangeiros que tenta evitar a colocação de casais de diplomatas numa mesma missão realizada no exterior.

Com o aval de Paulo Portas, Nuno Brito levou consigo para a capital norte-americana a sua mulher, Rosa Batoréu, que iria desempenhar funções na Organização dos Estados Americanos mas que, segundo o relato de fontes próximas ao Público, é já a “número dois” da embaixada.

O provável sucessor de Portas na tutela dos Negócios Estrangeiros é também criticado pelo facto de ter ajudado na preparação da invasão do Iraque quando, na Cimeira dos Açores, reuniu George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar na Base das Lajes.

Segundo o mesmo jornal, Nuno Brito é tido como protegido de Cavaco Silva, além de ter relações estreitas com o actual presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, tendo sido o seu assessor diplomático quando aquele era primeiro-ministro.

A nomeação de Nuno Brito para a pasta que ainda pertence a Paulo Portas não é oficial, mas a imprensa nacional dá já como quase certa a presença do embaixador no Governo. Contudo, a sua entrada depende ainda da aprovação do Presidente da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório