Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cavaco quebra silêncio às 20h30

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, irá fazer uma comunicação ao País pelas 20h30 desta quarta-feira. Tudo indica que o chefe de Estado irá anunciar a sua decisão relativamente ao acordo firmado entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o líder do CDS, Paulo Portas, no que remete para a estabilidade da coligação governativa.

Cavaco quebra silêncio às 20h30
Notícias ao Minuto

07:22 - 10/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Crise

Após uma semana de impasse político que desembocou num acordo entre o chefe do Executivo, Passos Coelho, e o líder do CDS, Paulo Portas, que prevê que este último se mantenha no Governo, assumindo as funções de vice-primeiro-ministro, e isto depois de se ter demitido a título “irrevogável”, o Presidente da República pronunciar-se-á hoje acerca da solução encontrada, que depende do seu aval.

Cavaco Silva quebrará o silêncio às 20h30, informando os portugueses quanto à sua decisão face ao destino governativo do País. Refira-se que desde segunda-feira o chefe de Estado tem reunido com os partidos com assento parlamentar, bem como com os parceiros sociais, por forma a auscultá-los quanto à crise política que se instalou em Portugal.

Esta manhã Cavaco recebe as centrais sindicais em Belém, reservando a tarde para reflexão.

Perante as circunstâncias, o Presidente da República terá de optar por uma de entre três soluções: aceitar a proposta do primeiro-ministro, dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, ou formar um Governo de iniciativa presidencial.

Tudo indica que, em nome da estabilidade, baluarte que, é sabido, defende com veemência, Cavaco dê a sua ‘bênção’ à alternativa encontrada por Passos e Portas para desbloquear a crise política e manter a coligação à tona, garantindo uma maioria na Assembleia da República.

[Notícia actualizada às 12h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório