Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Governo "está mandatado" e "tem obrigação" de continuar

O secretário-geral da UGT defendeu hoje que o Governo "está mandatado" e "tem a obrigação" de conduzir os destinos do país, mas se o Presidente da República convocar eleições, devido "às birras", também não haverá "drama nenhum".

Governo "está mandatado" e "tem obrigação" de continuar
Notícias ao Minuto

12:41 - 05/07/13 por Lusa

Política UGT

"O país precisa de soluções, problemas já temos muitos, e o Governo foi eleito, tem de governar", afirmou Carlos Silva, à margem de uma visita aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Questionado pelos jornalistas, o líder daquela central sindical defendeu que, enquanto parceiro social, a UGT deveria ser convocada pelo Presidente da República, no âmbito das consultas aos partidos políticos que Cavaco Silva começará a fazer na segunda-feira, na sequência da crise no Governo provocada pelas demissões consecutivas dos ministros de Estado Vítor Gaspar e Paulo Portas.

"Se viermos a ser convocados, e acho que o devemos ser, estaremos presentes e não deixaremos de, perante o senhor Presidente da República, dar a nossa posição, que é de plena disponibilidade para o diálogo, para a concertação", afirmou Carlos Silva, insistindo, contudo, que o atual executivo "está mandato para governar".

"Tem a obrigação de governar e não pode fazer dos portugueses como se fossemos uma cambada de imbecis que aqui andássemos como se não percebêssemos o que é que está em causa. Todos percebemos o que está em causa", sublinhou o líder da União Geral de Trabalhadores.

Apelando ao atual momento de "birra interna do Governo", Carlos Silva disse que este impasse "está a prejudicar gravemente o país e a imagem de Portugal no estrangeiro".

"Acho que é tempo do senhor Presidente da República tirar daqui as devidas ilações e se entender que não há condições, ao nível dos dois principais partidos da coligação governamental de se manter o Governo, então avance para a convocação de eleições antecipadas", afirmou.

"Não é drama nenhum, é preferível que a democracia seja aplicada, do que andarmos neste jogo que ninguém entende e que está a prejudicar gravemente o país", disse ainda.

Sublinhou, no entanto, que é o Governo "que tem que se entender" e que as "questões pessoais" no interior do executivo "não podem prejudicar o país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório