Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cavaco reúne-se amanhã com Passos e depois com partidos

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou esta quarta-feira que vai receber amanhã o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas, e seguidamente os partidos com assento parlamentar.

Cavaco reúne-se amanhã com Passos e depois com partidos
Notícias ao Minuto

11:08 - 03/07/13 por Lusa

Política Belém

"Em face da situação criada pelo pedido de demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, apresentado ontem ao primeiro-pinistro, o Presidente da República, que receberá hoje, em audiência, o secretário-geral do Partido Socialista, reunir-se-á amanhã [quinta-feira] com o primeiro-ministro e ouvirá seguidamente os partidos com representação parlamentar", refere um comunicado divulgado por Belém, na página da Presidência na Internet.

Hoje, Cavaco Silva reúne-se às 16:30 com António José Seguro, numa audição que tinha sido pedida na segunda-feira, com caráter de urgência, pelo secretário-geral socialista depois do anúncio da demissão do ministro de Estado e das Finanças Vítor Gaspar e antes de ser conhecido o pedido de demissão de Paulo Portas, na terça-feira, que ainda não foi formalmente comunicado pelo primeiro-ministro ao Presidente da República.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou na terça-feira o seu pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, uma decisão que classificou como "irrevogável" e que justificou com a discordância na escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois da saída de Vitor Gaspar, na segunda-feira.

Na terça-feira à noite, numa declaração ao país, Pedro Passos Coelho anunciou que tenciona manter-se como primeiro-ministro e disse que "seria precipitado" aceitar de imediato o pedido de demissão de Paulo Portas, pelo que não propôs a exoneração ao Presidente da República do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Pedro Passos Coelho comunicou ainda a intenção de esclarecer as condições de apoio político ao Governo de coligação com o CDS-PP e o sentido da demissão do ministro Paulo Portas.

Para hoje está marcada uma reunião da comissão executiva do CDS-PP, onde têm assento os membros do 'núcleo duro' da direção do CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório