Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Queremos combater um "sentimento anti-política"

O secretário de Estado Pedro Lomba justificou hoje os 'briefings' diários do Governo com os jornalistas com o objetivo de dar acesso a "informação correta e explicada" e combater um "sentimento anti-política".

Queremos combater um "sentimento anti-política"
Notícias ao Minuto

13:50 - 01/07/13 por Lusa

Política Pedro Lomba

No primeiro destes encontros diários com a comunicação social, realizados na Presidência do Conselho de Ministros; às 12:00, Pedro Lomba alegou que atualmente "existem dois tipos de discurso político que têm ganho rápido protagonismo", e que alimentam um "sentimento anti-política".

"De um lado, temos um discurso técnico-político, difícil de perceber e de interpretar. Do outro lado, temos um discurso superficial e vazio, que não se compromete com nada e que nada assume. É este contexto que alimenta o sentimento anti-política e é contra isso que batalhamos na promoção de uma cultura mais saudável e transparente", afirmou o secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

"A bem do país, é nossa obrigação ajudar os nossos cidadãos a perceber e a desmistificar essas duas linhas de discurso. A informação correta e explicada é o caminho certo para evitar a desinformação. O acesso à informação correta, limpa e simples é uma das bases fundamentais da democracia", reforçou.

De acordo com Pedro Lomba, o executivo PSD/CDS-PP pretende que haja "uma discussão pública de todos os temas importantes para a vida dos portugueses", centrada "nas questões de fundo", e promete transparência.

"O Governo não edita a informação e os seus temas, essa informação é vossa, mas o Governo deve fornecer a informação necessária, com dados, para uma completa compreensão dos temas, e deve ser exigente com o tratamento dessa informação. Este é o espaço em que isso acontece com toda a transparência", disse.

O secretário de Estado adjunto de Miguel Poiares Maduro acrescentou que "o fundamental" para o Governo é que a sua relação com a comunicação social "se processe num quadro de maior integridade, respeito e transparente".

Pedro Lomba terminou a sua intervenção reiterando a preocupação do executivo com o acesso à informação por parte da comunicação social: "Caros senhores jornalistas, é meu desejo, é nosso desejo, que vocês tenham todas as condições para cumprir o vosso trabalho, o de informar de forma séria e objetiva o grande público e de o ajudar a formar opinião".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório