Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Governo arrasa propostas socialistas que maioria aprovou

A rádio TSF teve acesso a um documento do Ministério das Finanças que arrasa as dez propostas do PS para estimular a economia, porém seis dessas propostas foram aprovadas pela maioria. Das medidas aprovadas, a mais emblemática é o pagamento das dívidas do Estado às empresas com recurso a crédito da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Governo arrasa propostas socialistas que maioria aprovou
Notícias ao Minuto

12:07 - 29/06/13 por Notícias Ao Minuto

Política Partidos

Um documento, a que a TSF teve acesso, elaborado pelo Ministério das Finanças, que classifica, uma a uma, de “inúteis” ou “redundantes”, as medidas do PS para estimular a economia e o emprego, foi enviado na passada quinta-feira para as bancadas do PSD e do CDS, ou seja, no mesmo dia, do debate potestativo marcado pelo PS.

Acontece que, a maioria aprovou, algumas com a abstenção de PSD e CDS, seis destas medidas socialistas, a mais emblemática: o pagamento das dívidas do Estado a empresas através do recurso ao crédito da CGD.

Esta medida, revela a TSF, também foi análise pelo ministério de Vítor Gaspar, sustentado que não resolve o problema de longo prazo, transfere a responsabilidade para a Banca, e viola um dos princípios básicos da lei dos compromissos: o de que nenhum serviço do Estado pode assumir compromissos financeiros para os quais não tem fundos disponíveis. Além disso, acrescenta o Ministério, esta medida acrescenta custos, não quantificados, à despesa do Estado.

A TSF salienta ainda que todas as medidas do PS são contestadas recorrendo a extensos argumentos jurídicos, fiscais, e administrativos.

Face a este facto, a rádio contactou alguns deputados das direcções das bancadas do PSD e CDS, que garantiram que a aprovação das medidas socialistas foi acertada com o Ministério das Finanças e representa um gesto de aproximação ao PS, sobretudo promovido pelos centristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório