Marcelo encerra hoje visita à Croácia com reunião com primeiro-ministro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se hoje com o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovi, encerrando assim a sua visita de Estado inédita a este país, parceiro de Portugal na União Europeia e na NATO.

© Reuters
Política Presidência

Antes, o chefe de Estado vai ter um programa mais cultural, com visitas à Igreja de São Marcos e à Porta de Pedra, dois monumentos emblemáticos da capital croata, e ao Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Zagreb, onde terá um encontro com estudantes.

PUB

Esta visita de Estado, concentrada em Zagreb, é a primeira de um Presidente português à Croácia desde a sua independência em relação à antiga Jugoslávia, que foi declarada unilateralmente em 1991, após referendo, seguindo-se uma guerra que durou até 1995.

Na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pela Presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarovi - a primeira mulher a presidir à Croácia, que, como Andrej Plenkovi, é proveniente do da União Democrática Croata (HDZ) - e reuniu-se com o presidente do parlamento croata e alguns deputados.

A Croácia vive um contexto de turbulência política, em que o partido centrista Most (Ponte) abandonou a coligação governamental liderada pelos conservadores do HDZ, na sequência da destituição de vários ministros, e que levou à demissão do anterior presidente do parlamento.

Acompanham o Presidente da República nesta visita a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques, e os deputados Sérgio Azevedo, do PSD, Porfírio Silva, do PS, Pedro Mota Soares, do CDS-PP, e Paulo Sá, do PCP.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser