Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"A criação de novos escalões do IRS acontecerá seguramente"

O primeiro-ministro foi questionado, esta quinta-feira, pelos jornalistas a propósito das reuniões que manteve esta semana com Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.

"A criação de novos escalões do IRS acontecerá seguramente"
Notícias ao Minuto

18:33 - 18/05/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política António Costa

António Costa reuniu com a líder do Bloco de Esquerda e o secretário-geral do PCP com vista à preparação do Orçamento do Estado para 2018.

Detalhes das conversas não foram revelados, mas o primeiro-ministro lembrou que é natural este tipo de diálogos, pois o documento orçamental é preparado “ao longo de vários meses”.

Quanto aos novos escalões do IRS, António Costa garantiu que a sua criação “acontecerá seguramente”, até porque é algo que “resulta do programa do Governo que prevê a criação de novos escalões tendo em vista melhorar a progressividade dos impostos”.

“Estamos a trabalhar para que isso aconteça”, vincou, frisando que não adiantará mais pormenores, pois o “Orçamento do Estado será apresentado no dia 15 de outubro”.

“Temos muito tempo até 15 de outubro e agora temos de nos concentrar para continuar a trabalhar para que o bom momento que a economia vive tenha continuidade”, afirmou, lembrando que o Conselho de Ministros de hoje “aprovou um pacote muito importante do programa capitalizar de forma a criar melhores condições de financiamento às empresas” que, destacou o primeiro-ministro, é “essencial” para “continuarmos a crescer, a criar emprego e a termos as finanças públicas saudáveis”.

António Costa lembrou ainda que do programa do Governo faz parte o desagravamento progressivo dos rendimentos do trabalho, frisando que este ano acaba a sobretaxa e para o ano é ano de “começar o alívio com os escalões do IRS”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório