Os Verdes questionam Governo sobre lixeira a céu aberto em Penacova

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) questionou o Governo sobre a existência de uma lixeira a céu aberto, no concelho de Penacova, alertando para o "risco de contaminação", foi hoje anunciado.

© Global Imagens
Política Partido Ecologista

Em comunicado, o grupo parlamentar do PEV afirma que a lixeira, junto ao Itinerário Principal 3 (IP3), na zona da povoação de Miro, tem "repercussões negativas para o ambiente e qualidade paisagística".

PUB

Estão depositados no local "resíduos sólidos de origem diversa", designadamente "restos vegetais de árvores, terra proveniente de desaterros, resíduos de construção civil, material de isolamento termo-acústico, lixo doméstico contendo garrafas e plásticos, pneus e até telhas contendo amianto", segundo a nota do gabinete de imprensa de "Os Verdes".

Na pergunta, subscrita pelos deputados ecologistas José Luís Ferreira e Heloísa Apolónia e entregue na quarta-feira à mesa da Assembleia da República, o partido indica que o depósito de resíduos, "para além da vertente paisagística, constitui também uma preocupação em termos ambientais", pelo risco de contaminação da área.

"O Ministério do Ambiente tem conhecimento da existência de uma lixeira a céu aberto, localizada junto ao IP3, próximo da localidade de Miro, na União de Freguesias de Friúmes e Paradela?", questionam.

Os deputados do PEV querem também saber se já foram identificados "o ou os autores deste atentado" contra o ambiente.

"Tendo em consideração que alguns resíduos depositados, para além da vertente paisagística, podem representar riscos para o ambiente, que medidas irão ser tomadas para eliminar esta lixeira a céu aberto?", perguntam.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser