Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

'Gentes' da esquerda juntas na missão de libertar o País

Um encontro promovido pelo antigo Presidente da República, Mário Soares, vai reunir militantes de vários partidos, tudo em nome de ‘Libertar Portugal da austeridade, dois anos após a troika ter aterrado na Portela. Socialistas, comunistas e bloquistas insistem, no entanto, que participam enquanto indivíduos e não como membros do aparelho partidário, escreve o Diário de Notícias.

'Gentes' da esquerda juntas na missão de libertar o País
Notícias ao Minuto

07:20 - 28/05/13 por Notícias Ao Minuto

Política Austeridade

A esquerda junta-se em nome do combate à austeridade numa iniciativa promovida por Mário Soares a que se juntam dez nomes para ‘Libertar Portugal da austeridade’, uma sessão de debate marcada para esta quinta-feira.

A acompanhar Soares na organização está Alberto Costa, Arménio Carlos, Boaventura Sousa Santos, Carlos Silva, José Pacheco Pereira, Manuel Alegre, Maria do Rosário Gama, Pilar Del Rio, Sampaio da Nóvoa e Vítor Ramalho e mais cinco oradores, três deles indicados pelos partidos, apesar de insistirem que estão lá como “pessoas individualmente esclarecidas”, explica ao Diário de Notícias, um dos promotores da sessão.

Ramos Preto vai pelo PS, o líder socialista António José Seguro afirmou que não estará presente, justificando que o partido já está representado, João Ferreira foi escolhido pelo PCP e Cecília Honório pelo Bloco de Esquerda.

“Os próprios partidos aceitaram indicar e indicaram nomes para falar”, explica Vítor Ramalho, acrescentando, porém, que no cartaz da iniciativa o nome dos oradores não faz menção a qualquer filiação política.

Os promotores e oradores terão um “entendimento de fundo”, afirma Ramalho, especificando que se trata da “necessidade de libertação da austeridade, que está a gerar cortes sobre cortes, em que não se vê qualquer saída para o País”.

Apesar da prevalência da esquerda, a iniciativa conta também com o nome do social-democrata Pacheco Pereira, muito crítico face à direcção do Governo de Passos Coelho, que no entanto não poderá estar presente, devido a compromissos assumidos anteriormente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório