Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Estamos apenas a empurrar o problema com a barriga"

No habitual comentário semanal na SIC, o escritor Miguel Sousa Tavares considerou que Portugal ainda não alcançou o principal no programa de resgate que é a “renegociação da taxa de juro”, considerando que “estamos apenas a empurrar o problema com a barriga” porque “nada nos diz que desde o início de 2014 até Junho estaremos melhor”. Neste sentido, acrescentou o comentador, “não vamos conseguir escapar a um novo resgate”.

"Estamos apenas a empurrar o problema com a barriga"
Notícias ao Minuto

05:21 - 28/05/13 por Ana Lemos

Política Sousa Tavares

O escritor e comentador político, Miguel Sousa Tavares, afirmou e concordou, ontem, no habitual comentário no Jornal da Noite da SIC, com o líder do PS, António José Seguro, que considerou que o método político de Portugal é tentar flexibilizar "às pinguinhas" as metas para o défice e dívida.

“Sem dúvida que é negociar às pinguinhas e ainda não chegámos ao principal, que é renegociar a taxa de juro. O Governo porta-se com demasiada susceptibilidade”, referiu Sousa Tavares, questionando “como é que o programa pode estar adequado se os resultados não são os previstos, o défice está longe de estar controlado, a recessão e o desemprego dispararam”.

E, apesar de “as taxas de juros nos mercados livres terem baixaram” e “a balança comercial se ter equilibrado ao preço de termos deixado de importar”, o escritor lembrou que “há um ano atrás” o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, dizia que não pedia mais prazo nem menos juros, defendendo que íamos pagar mais dinheiro, mas, sublinhou Miguel Sousa Tavares, “é isso que vai acontecer”.

“Estamos apenas a empurrar o problema com a barriga. Nada nos diz que desde o início de 2014 até Junho [quando termina o programa de ajustamento assinado com a troika] estaremos melhor. Não vamos conseguir escapar a um novo resgate”, conclui Miguel Sousa Tavares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório