Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Geringonça e o estado de "bem-aventurança política". Milagre ou prodígio?

Vital Moreira analisa o panorama político e chega a uma conclusão sobre a Geringonça.

Geringonça e o estado de "bem-aventurança política". Milagre ou prodígio?
Notícias ao Minuto

10:10 - 21/03/17 por Notícias Ao Minuto

Política Vital Moreira

Vital Moreira, como é já habitual, comentou o panorama político atual, comparando-o com aquilo que se esperaria desta solução governativa há um ano.Vital Moreira começa por fazer uma descrição do cenário político e económico.

Do ponto de vista económico, temos uma economia "puxada pela retoma europeia e mundial, a "bombar" emprego e receita fiscal. No que à política diz respeito, temos, avalia Vital, "a extrema-esquerda rendida à gratificação do poder e conformada com a UE e a disciplina orçamental", "a oposição de direita em estado catatónico, em risco de uma derrota histórica nas eleições locais de setembro e de provável abertura de uma crise de liderança no seu principal partido".

Perante este cenário, questiona: "Quem poderia prever há um ano que a 'Geringonça' viria a usufruir de tal estado de bem-aventurança política, sem paralelo na nossa história política na atual era constitucional?

"Faz no entanto uma ressalva sobre a existência de "algumas sombras", como os problemas do sistema bancário e da dívida pública. "Mas, com a economia em alta, até esses riscos parecem menores (prouvera que fossem...)".

Não querendo falar em "milagres políticos", o jurista constata que há "prodígio" na forma como as coisas têm corrido a Costa e aos partidos de Esquerda que o apoiam. "Realmente, na vida política há conjunções astrais assaz inusitadas...", termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório