Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Constitucional ameaça Governo com novos chumbos

O presidente do Tribunal Constitucional (TC), Joaquim Sousa Ribeiro, manifestou o seu desagrado em relação ao discurso de Passos Coelho durante a reunião de Conselho de Estado e deixou no ar o aviso de que poderá haver novos chumbos, segundo o semanário Sol.

Constitucional ameaça Governo com novos chumbos
Notícias ao Minuto

08:48 - 24/05/13 por Notícias Ao Minuto

Política Conselho de Estado

A relação entre o Tribunal Constitucional (TC) e o Governo está cada vez mais ‘amarga’ e durante a reunião de Conselho de Estado desta segunda-feira houve mesmo uma troca de palavras duras entre o primeiro-ministro e Sousa Ribeiro, avança o Sol.

Tudo começou quando o presidente do TC, logo no arranque da reunião, leu uma declaração “de cariz político e ideológico”, destacando as consequências das medidas de austeridade que têm sido implementadas pelo Governo, entre as quais o desemprego e as preocupações sociais, segundo fontes citadas pelo mesmo jornal.

Enquanto Joaquim Sousa Ribeiro falava, o “tom crítico das palavras foi subindo de nível até se dirigir directamente a Passos Coelho”, mostrando o seu descontentamento com a declaração feita ao País no início de Abril, após os chumbos do TC.

O discurso do presidente do TC acabou com uma ameaça a Passos Coelho, tendo o responsável frisado que a Constituição da República está acima dos Orçamentos e memorandos da troika, tendo estas palavras sido interpretadas com um pré-aviso de novos chumbos do TC.

O primeiro-ministro respondeu de imediato às ameaças de Sousa Ribeiro referindo que, “assim como o TC faz livremente as interpretações da Constituição que bem entende, também ele e o seu Governo sentem total liberdade para fazerem as suas interpretações sobre as decisões do Constitucional”, segundo as mesmas fontes do semanário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório