Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Portas recusou assinar carta enviada à troika

O primeiro-ministro, Passos Coelho, tinha em mente que a sua carta para a troika fosse assinada por si e pelos dois ministros de Estado, Vítor Gaspar (Finanças) e Paulo Portas (Negócios Estrangeiros), mas o líder centrista recusou pôr o seu nome num documento que admitia a taxa sobre as pensões, escreve o Expresso. Esta medida foi, aliás, considerada pelo ministro do CDS como a “barreira” para sustentabilidade da coligação.

Portas recusou assinar carta enviada à troika
Notícias ao Minuto

09:45 - 11/05/13 por Notícias Ao Minuto

Política Pensões

A oposição à criação de um imposto sobre os reformados fez com que o ministro Paulo Portas não assinasse a carta, ao contrário do que estava previsto, que Passos Coelho enviou para a troika a explicar os novos cortes.

De acordo com o Expresso, a versão original do documento seria assinada pelo primeiro-ministro e pelos dois ministros do Estado. No entanto, o líder do CDS recusou pôr o seu nome numa carta que admitia a nova taxa, tendo o texto seguido apenas com a assinatura do chefe do Executivo.

A recusa de Portas manteve-se ainda que Passos tenha dito que a medida servia mais para tranquilizar a troika, contando mitigá-la ou mesmo deixá-la cair até ao próximo Orçamento.

Por outro lado, a falta de assinatura do parceiro de coligação não muda aquela que é a posição oficial do governo. A medida, aliás, já voltou a ser defendida pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e pelo seu secretário de Estado, Hélder Rosalino.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório