Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD congratula-se com melhoria dos conhecimentos a matemática

O PSD congratulou-se hoje com os resultados do estudo internacional TIMSS, que indica uma melhoria dos conhecimentos a matemática dos alunos do 4.º ano, alertando que a reversão de medidas pode colocar este "caminho de sucesso" em risco.

PSD congratula-se com melhoria dos conhecimentos a matemática
Notícias ao Minuto

11:50 - 29/11/16 por Lusa

Política Exames

"Estes resultados são ótimas notícias para o nosso país, pela primeira vez os nossos alunos do 4.º ano de escolaridade ficaram à frente de países que são considerados referências internacionais na área da educação, como a Holanda e a Finlândia", afirmou o deputado do PSD Amadeu Albergaria, numa declaração aos jornalistas no parlamento.

Sublinhando que estes resultados foram alcançados num quadro de "grande rigor e de grande exigência", Amadeu Albergaria reconheceu o trabalho dos alunos e dos professores, mas assinalou igualmente o caminho traçado pelo anterior Governo de maioria PSD/CDS-PP, "onde a exigência e o rigor foram uma constante" e no qual se decidiu a introdução de medidas como o aumento do número de horas de matemática.

"Não se trata de uma discussão ideológica, o que nós temos hoje são dados concretos de que o caminho que estava a ser trilhado na área da educação pelo ministro Nuno Crato era o caminho correto", frisou.

O deputado do PSD manifestou ainda a preocupação do partido pela política de reversão de medidas a que se tem assistido ao longo do último ano, nomeadamente na área da matemática, entre as quais o fim dos exames do 4.º ano.

Essa política de reversão, sublinhou, "pode colocar em risco este caminho de sucesso que estava a ser percorrido pela escola".

"Ao contrário da narrativa que foi feita de que estávamos a destruir a escola pública, o que os dados hoje anunciados pelo estudo internacional TIMSS e por todos os indicadores qualitativos da educação é que era o caminho certo e, por isso, não merece o que está a ser feito, que é um desvio à qualidade, à exigência, ao rigor e ao mérito no nosso sistema educativo", acrescentou.

Segundo os resultados do estudo internacional TIMSS, os alunos do 4.º ano melhoraram os conhecimentos a Matemática, o que coloca Portugal acima da média numa comparação que avalia mais de 300 mil estudantes.

No ano passado, 4.693 alunos que frequentavam o 4.º ano de escolaridade em 217 escolas portuguesas participaram no Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS 2015), criado para avaliar a literacia a matemática e a ciências e que celebrou 20 anos de existência.

Os alunos portugueses têm vindo a melhorar a matemática, quando se comparam os últimos resultados com os obtidos nas outras duas edições em que participaram (logo na primeira, em 1995, e na penúltima, em 2011).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório