Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pancadaria entre 'jotas' do PS e PSD à conta de cartazes

O presidente do PSD de Santiago de Bougado, Trofa, foi acusado, na quarta-feira, de agredir “violentamente” dois elementos da Juventude Socialista local, tendo sido formalizada uma queixa por ofensa à integridade física na GNR.

Pancadaria entre 'jotas' do PS e PSD à conta de cartazes
Notícias ao Minuto

07:58 - 02/05/13 por Lusa

Política Trofa

Daniel Lourenço e Amadeu Dias, da JS, terão sido “perseguidos e cercados por cerca de uma dezena de elementos e dirigentes da JSD e do PSD na Trofa, junto à Trofauto”.

Na denúncia enviada à Lusa, Marco Ferreira, dirigente da Juventude Socialista da Trofa, afirma que “o presidente do PSD de Santiago de Bougado, Filipe Couto Reis, agrediu violentamente e repetidamente Daniel Lourenço, que se encontrava ao volante da sua viatura, tendo ainda abordado Amadeu Dias, agarrando-o e atirando-o contra a mesma viatura”.

“Em tudo isto, participaram elementos da JSD da Trofa que contribuíram com insultos e ameaças, fazendo parte deste acto de violência premeditado e atroz. Os elementos da JSD identificados foram, entre outros, a sua presidente Sofia Matos, Ana Luísa Campos, Marta Almeida, Rui Teixeira e José Pedro Reis”, acrescenta.

Marco Ferreira diz ainda que “às ameaças e agressões os elementos da JS não reagiram fisicamente, surpreendidos que foram por este ataque coordenado e cobarde, fazendo constantes pedidos à calma”.

Em seu entender, “as ameaças foram claras: querem o silêncio da JS, querem provocar o medo para que a JS diminua a sua actividade política. O intuito foi notoriamente de assustar os jovens elementos da JS em período de pré-campanha autárquica”.

Contactada pela Lusa, a presidente da JSD, Sofia Matos, explicou que na última madrugada “dois elementos afectos à Juventude Socialista da Trofa (Daniel Lourenço e José Amadeu) estiveram a vandalizar com um alicate na mão o último dos trinta cartazes que a JSD Trofa colocou no concelho”.

A presidente e a secretária geral adjunta da JSD/Trofa, acabadas de sair da reunião concelhia, deparam-se com essa situação e, “imediatamente, foram ameaçadas, insultadas e perseguidas de carro”, tendo pedido ajuda telefonicamente.

“Na discussão entre as partes, as coisas precipitaram-se e um elemento da JS, Daniel Lourenço, ferrou Filipe Couto Reis e a partir daí, ambas as partes envolveram-se em agressões mútuas”, explica Sofia Matos.

A jovem social-democrata disse ainda que o caso tem antecedentes, referindo o roubo de placas que alertavam para o “problema grave” da degradação das estradas do concelho.

Sofia Matos contou ainda que “na Assembleia Municipal de 29 de Abril, o vice presidente da Câmara Municipal, Magalhães Moreira, ameaçou ‘partir a cara’ a duas raparigas da JSD Trofa”.

Em suma, conclui a dirigente da JSD/Trofa, “tudo se resume a uma simples coisa: a campanha da JSD Trofa alertando para o grave problema da não conservação das estradas do nosso concelho, pelos vistos, incomodou quem, em vez de se preocupar com os nossos cartazes, tudo deveria fazer para solucionar esta situação escandalosa de termos as estradas cheias de buracos”.

Sofia Matos afirmou que a JSD irá também apresentar queixa às autoridades competentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório