Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ministros voltam a atacar Gaspar, Portas ameaça sair

O Conselho de Ministros desta sexta-feira prolongou-se noite dentro, apurou o Expresso, devido ao clima de confronto "duríssimo" entre alguns ministros e Vítor Gaspar. Em causa estão os cortes que o Ministério das Finanças quer aplicar para compensar o chumbo do Constitucional. De acordo com a edição online do semanário, Paulo Portas terá mesmo ameaçado (outra vez) romper a coligação governativa.

Ministros voltam a atacar Gaspar, Portas ameaça sair
Notícias ao Minuto

08:33 - 27/04/13 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

"Foi muito duro", confirmou um dos presentes no Conselho de Ministros ao Expresso, sem mencionar porém o desfecho de uma “dura” discussão de ideias que se prolongou por 11 horas e que terá levado o ministro Paulo Portas a ameaçar romper a coligação.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, terá protagonizou, em conjunto com os ministros Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Miguel Macedo (Administração Interna), Aguiar Branco (Defesa) e Álvaro Santos Pereira (Economia) a oposição a algumas medidas mais radicais das Finanças, designadamente em relação a novos cortes nas pensões e salários dos funcionários públicos.

À edição online do Expresso, um dos presentes nesta reunião de ministros, defendeu que "é preciso preservar níveis de sensibilidade social e evitar que a economia fique ainda mais estrangulada". Outro dos presentes no Conselho de Ministros de ontem confessou ter sido um “dos mais difíceis”, reforçando: “Isto está por um fio".

Ainda de acordo com o jornal, o ministro Paulo Portas está contra, por exemplo, cortes nas pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) inferiores a 600 euros.

Recorde-se que até ao final do mês, o Governo tem de apresentar o Documento de Estratégia Orçamental, no qual constarão as medidas alternativas ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC), que abriu um ‘buraco’ de 1,3 mil milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório