Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco acusa Cavaco de fazer "discurso de facção"

O líder do Bloco de Esquerda João Semedo defendeu esta quinta-feira que o Presidente da República fez um "discurso de facção", em que reconheceu o "insucesso da política de austeridade e apelou a mais austeridade" e à "resignação".

Bloco acusa Cavaco de fazer "discurso de facção"
Notícias ao Minuto

13:01 - 25/04/13 por Lusa

Política João Semedo

"O Presidente da República fez um discurso de facção que ofende os princípios da pluralidade e da democracia do 25 de Abril", afirmou João Semedo aos jornalistas após a sessão solene de comemoração dos 39 anos do 25 de Abril.

Reagindo ao discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, João Semedo disse que o Chefe de Estado "reconheceu o insucesso da política de austeridade e apelou a mais austeridade e sobretudo à resignação dos portugueses perante essa austeridade".

"Foi um discurso inacreditável que até os cravos que estavam em frente do Presidente da República caíram, tal foi o choque com as palavras do Presidente", afirmou.

"O Presidente da República é hoje o fio que agarra o Governo. Este é, como já alguém já disse, um Governo de iniciativa presidencial", sublinhou, numa alusão a uma frase proferida pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates numa entrevista recente.

Para João Semedo, a intervenção de Cavaco Silva pode ter apelado ao consenso, mas contraria esse consenso ao ter sido "um discurso de sustentação da maioria política e ideológica que o elegeu, um discurso próprio de um tempo em que há uma maioria de direita, um Governo de direita e um Presidente de direita".

"É grave que um Presidente da democracia, considere que a democracia, que as eleições, não são a solução para as crises políticas", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório