Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Por que escapou secretária de Estado do Tesouro à demissão?

O nome da secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, chegou a estar em cima da mesa como um daqueles que ‘preenchia os requisitos’ para abandonar o Executivo de Passos Coelho. Isto porque a governante, à semelhança de outros que foram dispensados de funções, esteve envolvida na celebração de derivados financeiros quando era directora financeira da Refer. Saiba, por que foi, então, poupada Albuquerque.

Por que escapou secretária de Estado do Tesouro à demissão?
Notícias ao Minuto

09:26 - 23/04/13 por Notícias Ao Minuto

Política Maria Luís Albuquerque

Braga Lino e Silva Peneda, agora ex-secretários de Estado, saíram do Governo em virtude da polémica associada à contratação de ‘swaps’ no sector dos transportes, uma vez que à data da celebração dos contratos de risco ambos eram gestores da Metro do Porto.

No entanto, também a secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque assumiu a direcção financeira da Refer entre 2011 e 2007 e, ainda assim, permanece em funções no Executivo.

Segundo uma fonte próxima do Governo, citada na edição desta terça-feira do Jornal de Notícias, a secretária de Estado do Tesouro foi poupada à exoneração, uma vez que é “quem substitui Vítor Gaspar em Bruxelas”, além de ser a responsável por “correr o Mundo, de forma discreta, à procura de potenciais investidores para a dívida pública” e de “ser uma interlocutora importante da troika”.

Não obstante, a manutenção de Albuquerque não terá sido pacífica, tendo gerado algum descontentamento e aberto mais uma ferida no seio da coligação entre PSD e CDS. Pelo menos, não foi tão consensual quanto a continuidade no Governo do secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, também ele administrador da Metro do Porto, só que não executivo, o que o descarta do envolvimento nos ‘swaps’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório