Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Autarca de Aveiro pede a PSD que ignore a sua recandidatura

O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, independente que foi eleito pela coligação PSD/CDS, disse esta sexta-feira que comunicou aos sociais-democratas para ignorarem o seu nome na candidatura às próximas autárquicas.

Autarca de Aveiro pede a PSD que ignore a sua recandidatura
Notícias ao Minuto

06:47 - 05/04/13 por Lusa

Política Município

Em declarações à Lusa, Élio Maia disse ter transmitido à comissão política concelhia do PSD estar "liberta para escolher qualquer candidato" à Câmara de Aveiro e ter feito o pedido para ignorarem a possibilidade de uma sua recandidatura.

"Comuniquei ao PSD que tem total liberdade para escolher o candidato (à Câmara de Aveiro) e fiz um pedido para ignorarem o meu nome", disse à Lusa.

O autarca diz não estar sentido com os dirigentes do PSD locais, de quem afirma ter recebido manifestações de simpatia e reconhecimento, e escusa-se a comentar explicitamente a polémica em torno de uma possível candidatura do actual presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, a Aveiro.

"O PSD tem muita gente capaz entre os seus militantes para poder escolher como candidato, não apenas em Aveiro", limitou-se a dizer.

Quanto aos motivos que o levaram a "pedir para ignorarem" o seu nome na lista a apresentar pelo PSD às próximas eleições autárquicas, Élio Maia nega qualquer relação com a sua insistência em concessionar o estacionamento em Aveiro, que teve vozes discordantes no seio da maioria.

Ulisses Manuel, actual deputado e presidente da distrital do PSD, Rocha de Almeida e Olinto Ravara, ex-presidentes da secção concelhia de Aveiro, e António Coimbra, porta-voz da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Aveiro, manifestaram publicamente o apoio a uma candidatura à Câmara de Aveiro de Ribau Esteves, que não se pode recandidatar em Ílhavo por ter atingido o limite legal de mandatos.

A comissão política concelhia de Aveiro do PSD ainda não indicou o nome do candidato, após a auscultação do plenário de militantes, em que foi defendida por algumas dessas figuras do PSD local a tese de que o partido devia apresentar-se sozinho ao eleitorado e sugerido o nome de Ribau Esteves para liderar a lista.

No outro partido da coligação, o CDS, surgiram entretanto manifestações de apoio a uma possível recandidatura de Élio Maia, nomeadamente de Diogo Machado, que liderou a bancada dos centristas na Assembleia Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório