Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Desiluda-se quem pensa que eu vou provocar instabilidade"

O Presidente da República fez a sua primeira visita ao Exército.

"Desiluda-se quem pensa que eu vou provocar instabilidade"
Notícias ao Minuto

12:51 - 24/05/16 por Zahra Jivá

Política Rebelo de Sousa

Esta manhã, Marcelo Rebelo de Sousa fez a sua primeira visita oficial ao Exército. Feliz por ter estado em contacto com os "militares que estão no Iraque", o Presidente da República admitiu que estas missões são muito importantes para Portugal, pois o nosso país vê-se envolvido com a NATO, Nações Unidas e Europa, isto porque "todos reconhecem lá foram o nível excecional dos militares portugueses".

Mas este não foi o único tema abordado pelo Presidente da República, que instado pelos jornalistas a comentar sobre a questão do défice foi perentório. "Não há dados novos que eu deva comentar. E portanto quando houver danos novos e termos económicos e financeiros eu irei falar", sublinhou

"Pergunto-me como é possível haver estabilidade nos mercados se todos os dias há analistas, comentadores que se interrogam sobre o que vai ou não acontecer na evolução da economia das finanças portuguesas. Por um lado, quer-se a estabilidade e por outro lado, há a especulação sobre a instabilidade. Essa é uma das razões da instabilidade nos mercados", assegurou.

Ainda sobre um possível afastamento do Governo socialista, Marcelo garantiu que a sua posição é a mesma desde que iniciou o mandato. "Não mudo a minha posição e ela é muito simples. O Governo existe para durar uma legislatura. Há claramente um ciclo político marcado pelas autárquicas e, portanto, estar a especular sobre instabilidade política nesse ciclo não faz o mínimo sentido. Desiludam-se aqueles que pensam que o Presidente vai dar um passo sequer para provocar instabilidade neste ciclo que vai até às autárquicas. O ideal para o país é que o governo dure e tenha sucesso", explicou.

"Faz parte da lógica acharem que é bom de vez em quando haver uma especulação sobre o que se passa nas relações entre o Presidente e o Governo. A posição é muito simples: não é preciso haver instabilidade", frisou.

Quanto às sanções que a Comissão Europeia poderá aplicar a Portugal relativamente ao défice de 2015, Rebelo de Sousa diz esperar que "a Europa perceba o esforço que os portugueses fizeram nos últimos anos, os sacrifícios que passaram e espero que a Europa não puna os portugueses a propósito do défice do ano passado". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório