Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Repetidas duas votações das "diretas" que reconduziram Costa

Duas das votações das eleições "diretas" que reconduziram António Costa na liderança do PS terão ainda de ser efetuadas, decidiu hoje a Comissão Organizadora do 21.º Congresso (COC), que admitiu 10 moções setoriais à reunião magna de junho.

Repetidas duas votações das "diretas" que reconduziram Costa
Notícias ao Minuto

21:41 - 23/05/16 por Lusa

Política PS

"Certificámos as várias votações e há que mandar repetir um processo eleitoral e ser convocado outro. Resultados finais globais só na terça ou quarta-feira porque algumas secções (cerca de 50) não transmitiram via telefone, e só vamos ter acesso aos resultados por correio", disse à Lusa o presidente da COC, Francisco César.

O mesmo responsável socialista anunciou a validação de 10 moções setoriais para o congresso de entre 03 e 05 de junho, na Feira Internacional de Lisboa, as quais serão publicadas ainda esta noite, através da Internet.

Segundo Francisco César, os problemas na eleição de delegados verificaram-se em Viana do Castelo, onde "o primeiro subscritor de uma das listas de delegados não conseguiu entregar lista porque a secção estava fechada" e a mesma será repetida e na "secção de educação da área urbana de Lisboa, onde fora rejeitada uma lista por irregularidades que não se vieram a confirmar e, portanto, vai ser convocada a eleição.

"Teremos assim problemas com três lugares de delegado (dois em Viana, um na educação-Lisboa) ao congresso de um universo total de 1.763", desvalorizou, contrariando ainda as queixas do candidato alternativo ao atual secretário-geral e primeiro-ministro, Daniel Adrião, que lamentou a falta de informação e de congruência nos números já divulgados.

Segundo Francisco César, o número de delegados eleitos por Adrião "deverá subir um pouco" dos 21 estimados, e, "em qualquer ato eleitoral, os votos brancos e nulos também contam porque são expressos".

"Não se pode dar números parciais. Mesmo assim, a soma total tinha de dar 100% porque os votos brancos e nulos, ou seja, não validamente expressos, não contam. Se António Costa teve 95,3%, então eu teria o remanescente (4,7% e não 2,8%). A bota não bate com a perdigota", afirmou Daniel Adrião.

O adversário de Costa condenou o facto de o seu "representante na COC" só ter participado "numa reunião aquando da formalização das candidaturas e ser convocado para uma reunião hoje às 18:00".

"De resto, não obtivemos qualquer resposta aos pedidos de esclarecimento", disse Adrião, ex-dirigente do PS e primeiro subscritor da moção "Resgatar a democracia", que afirmou ter conseguido a eleição de 23 delegados ao congresso.

Segundo a COC, António Costa e a sua moção de estratégia global "Cumprir a alternativa, consolidar a esperança" obteve 95,3% dos votos contra 2,8% de Adrião, quando estavam apurados, no sábado, 92,7% de votos do universo eleitoral dos militantes socialistas.

O universo eleitoral total, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira e as secções das federações da Europa e Fora da Europa, é de 49.127 pessoas.

Entre sexta-feira e sábado votaram nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS e na escolha dos delegados ao congresso 63,8% do total de militantes com capacidade eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório