Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Colégios? Daniel Oliveira fala de "irresponsabilidade" e "chantagem"

A polémica do fim dos contratos de associação entre os colégios privados e o Estado está para durar.

Colégios? Daniel Oliveira fala de "irresponsabilidade" e "chantagem"
Notícias ao Minuto

19:51 - 23/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Notícias

O jornalista e fundador do Bloco de Esquerda usou a sua página de Facebook para criticar a atitude de quem está contra o fim dos contratos de associação entre o Estado e as escolas privadas e que mesmo assim vai arriscar continuar a oferecer aulas, a julgar que vai receber financiamento.

“Diz que os colégios desafiam o governo aceitando matriculas para turmas não subsidiadas. Não vejo onde esteja o desafio”, começa por dizer, descrevendo a situação como um caso em que se “estão a prometer borlas a clientes que depois não poderão dar”.

E isso fará com que “alguns pais correrão esse risco porque, se for preciso, até podem pagar. Os que não podem apenas desafiam a sorte”, entende Daniel Oliveira, destacando que “há muito pouca gente com vontade de subsidiar com os seus impostos as propinas de quem não quer pôr o filho na escola pública mais próxima”.

“Por mim, é simples: pago impostos para financiar a escola pública. Se querem, no início de ciclo, inscrever os filhos num colégio, a contar com uma mesada pública que se sabe que não vai existir, é para o lado que durmo melhor. Não vale a pena, em setembro, queixarem-se da instabilidade das crianças. É quem as usa para esta chantagem que é responsável. Ou melhor: irresponsável”, remata. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório