Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marcelo escusa-se a comentar implicações de repor as 35 horas

O Presidente da República escusou-se hoje a comentar entrevista de um membro do conselho executivo do Banco Central Europeu, que questiona as implicações orçamentais da reposição das 35 horas semanais, sublinhando que não se trata da posição do banco.

Marcelo escusa-se a comentar implicações de repor as 35 horas
Notícias ao Minuto

13:46 - 23/05/16 por Lusa

Política Presidentes

"Para já não quero comentar até porque se trata se uma entrevista de um quadro, não de uma posição do banco", afirmou o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à chegada à cerimónia de comemoração do 105.º aniversário do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Em entrevista ao jornal Público, publicada na edição de hoje, Peter Praet, membro do conselho executivo do BCE, diz que as reformas em Portugal "têm que ser continuadas" e questiona as implicações orçamentais da reposição das 35 horas de trabalho semanal.

"Quais são as implicações orçamentais, por exemplo, se se voltar para a semana das 35 horas? Este ainda é um período em que existem pontos de interrogação", afirma Peter Praet.

Interrogado se já decidiu sobre a reposição das 35 horas semanais, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou apenas que "ainda não há lei" e que o diploma só será votado no parlamento no dia 3 de junho.

À saída, os jornalistas questionaram ainda o Presidente da República sobre a greve dos trabalhadores das administrações portuárias, mas uma vez mais Marcelo Rebelo de Sousa disse não querer "para já" pronunciar-se sobre esse assunto.

O anúncio do pré-aviso de greve dos trabalhadores das administrações portuárias foi feito na sexta-feira e abrange todos os portos nacionais, incluindo as regiões autónomas, entre os dias 2 e 6 de junho.

Entretanto, já hoje a ministra do Mar revelou que o Governo está a negociar com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias e disse acreditar que a greve não vai avançar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório