Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Isabel Moreira critica cardeal-patriarca a propósito do ensino privado

Os cortes no financiamento público aos colégios privados estão na ordem do dia.

Isabel Moreira critica cardeal-patriarca a propósito do ensino privado
Notícias ao Minuto

17:35 - 11/05/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política Ensino

A acesa polémica relativa à decisão do Governo de António Costa de cortar o financiamento aos colégios privados levou o cardeal-patriarca de Lisboa a comentar o caso.

No domingo, D. Manuel Clemente chamou a atenção para o “justo financiamento” destas instituições de ensino, sublinhando que é necessário haver respeito pelas “escolhas dos pais”.

“O Estado é subsidiário dos pais e das respetivas escolhas e iniciativas educativas, num quadro geral de direitos humanos efetivamente respeitados”, disse o religioso, acrescentando que ser subsidiário implica dar às escolas privadas “o justo financiamento que merecem”, pois os pais que optam por colocar os filhos em instituições de ensino de foro privado “são tão contribuintes como os outros” pais que têm os filhos em escolas públicas.

Quem não gostou destas palavras foi Isabel Moreira que, numa publicação feita esta quarta-feira na sua página pessoal do Facebook, criticou a posição do cardeal patriarca.

“Ei-lo. Defende o financiamento da escola privada porque os pais das crianças dessa escola também pagam impostos. Logo, imagino, D. Manuel Clemente entende que o Estado deve tratar de financiar hospitais privados e públicos da ‘mesma maneira’”, começou por escrever.

Nesta senda, a deputada socialista lembra a D. Manuel Clemente que “todas e todos pagamos impostos” e “depois o Estado gere esses impostos nos termos da Constituição”.

Essa Constituição, atira Isabel Moreira, é a “tal que consagra um Estado Social que o seu superior, o Papa Francisco, pode explicar-lhe o que é”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório