Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

CDS leva natalidade ao Parlamento e João Galamba ironiza

CDS leva hoje natalidade ao Parlamento e João Galamba recordou o passado nas redes sociais, no lançamento do debate.

CDS leva natalidade ao Parlamento e João Galamba ironiza
Notícias ao Minuto

10:10 - 05/05/16 por Pedro Filipe Pina

Política Deputados

Debate-se hoje a natalidade no Parlamento e o deputado socialista João Galamba já lançou a questão nas redes sociais, com um comentário que tem o CDS na ‘mira’.

“O CDS que traz o tema da natalidade ao Parlamento foi o mesmo CDS que, quando no Governo, e tendo a tutela da pasta da Segurança Social, fez isto”, escreveu, colocando a acompanhar um link para uma notícia do Público de 28 de junho de 2012.

A notícia em causa foi uma questão avançada pela própria agência Lusa. No artigo a que João Galamba dá destaque lê-se que os subsídios de Natal e de férias vão deixar de ser considerados no cálculo dos apoios à maternidade. Ao invés, passaria a considerar-se apenas as remunerações auferidas mensalmente durante o período da gravidez.

Em 2012, a pasta da Segurança Social estava nas mãos de Pedro Filipe Soares. 2012 foi também seria, recorde-se,  o ano do célebre “enorme aumento de impostos” anunciado por Vítor Gaspar, aumento esse que viria a ser anunciado uns meses mais tarde, em outubro.

No tempo em que o PS esteve na oposição, a os números baixos da natalidade foram uma das críticas apontadas ao Executivo de Passos Coelho, do qual fazia parte o CDS. Quatro anos depois, as ‘cadeiras’ trocaram-se e esta quinta-feira o CDS vai levar a plenário um pacote legislativo dedicado à demografia, natalidade e família. Ao todo são 25 iniciativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório