Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Crise em Moçambique: "Falem, mesmo que não se entendam à primeira"

O Presidente português considera que "Moçambique tem de pensar que é mais importante o que une que o que divide" e faz um apelo ao diálogo, numa entrevista ao canal de televisão moçambicano STV.

Crise em Moçambique: "Falem, mesmo que não se entendam à primeira"
Notícias ao Minuto

11:40 - 04/05/16 por Lusa

Política Rebelo de Sousa

Num momento em que Moçambique atravessa uma grave crise político-militar entre o Governo da Frelimo e a oposição da Renamo, Marcelo Rebelo de Sousa é questionado sobre o clima de conflito interno e traça um paralelismo entre essa situação e as relações entre amigos ou familiares desentendidos.

"Falem, mesmo que não se entendam à primeira", pede o chefe de Estado português, referindo que faz apelos semelhantes em Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa defende que "devem ser os moçambicanos a falar e a entender-se" e que este tema deve ser tratado com reserva: "Mesmo que me tenham pedido opinião é meio caminho para correr mal se divulgar esse pedido".

Esta entrevista ao maior canal de televisão privado moçambicano foi gravada na terça-feira, o primeiro de quatro dias de visita do Presidente português a Moçambique, e deverá transmitida hoje.

Expressando o seu "amor por Moçambique", Marcelo Rebelo de Sousa afirma que o país "não pode desperdiçar o potencial que tem" e "tem de pensar que é mais importante o que une que o que divide".

A propósito do papel de Portugal em relação a Moçambique, o Presidente português volta a frisar que "Moçambique é um estado soberano, não há cá intervenções estrangeiras".

"Devem ser os moçambicanos a falar e a entender-se. Podem ouvir conselhos e opiniões de amigos, mas forasteiros não podem dar lições de felicidade aos moçambicanos", reforça.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "opiniões devem ser dadas em privado", porque "em público isso cria mais dificuldades do que facilita as coisas".

"É uma questão de bom senso. Os amigos não devem ir além disso", acrescenta.

Depois, salienta que "Portugal está todos os dias a ajudar na medida em que colabora com a cooperação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório