Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Única dívida escondida em Portugal foi parte da dívida da Madeira"

João Galamba desmente José Rodrigues dos Santos e garante que o único caso de dívida pública escondida em Portugal foi na Madeira.

"Única dívida escondida em Portugal foi parte da dívida da Madeira"
Notícias ao Minuto

07:20 - 03/05/16 por Andrea Pinto

Política João Galamba

O socialista João Galamba recorreu às redes sociais para desmentir uma afirmação de José Rodrigues dos Santos. O jornalista da RTP terá afirmado que "o Eurostat descobriu que vários países, incluindo Portugal, estavam a esconder a dívida em empresas públicas, dívida que não era incluída nas contas nacionais".

João Galamba garante, na sua página de Facebook, que tal não é verdade e que o motivo pelo qual a "dívida de algumas empresas não era reconhecida como dívida pública era exatamente por causa do Eurostat e das regras contabilísticas definidas por esta instituição".

"Havia dívida de empresas que não era contabilizada como dívida pública porque o Eurostat não contabilizava essa dívida como dívida pública, não porque se andasse a esconder o que quer que fosse da autoridade estatística", escreve, considerando que José Rodrigues dos Santos é "especialista em desinformação".

O socialista continua o seu esclarecimento afirmando que se houve realmente um caso de dívida escondida foi no caso da Madeira.

"Nesse caso sim, ocultou-se dívida: não havia registo de despesa, não havia faturas, não se contabilizou dívida, etc", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório