Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Governo já aumentou e continua a aumentar "vários" impostos

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou hoje que o Governo PS, ao contrário do que diz, já aumentou e continua a aumentar "vários" impostos.

Governo já aumentou e continua a aumentar "vários" impostos
Notícias ao Minuto

07:31 - 03/05/16 por Lusa

Política Cristas

"O PS já aumentou vários impostos. Quando olhamos para o imposto sobre o gasóleo e a gasolina, vemos que já os aumentou, ou quando vemos o PS retirar o quociente familiar do IRS, aumentou impostos para muitas famílias", frisou à margem do debate no Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Segundo Assunção Cristas, as promessas eleitorais do PS "já começaram a cair" no Orçamento de Estado.

Quanto ao imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), a líder centrista disse que o partido já pediu ao ministro Adjunto Eduardo Cabrita para ir à Assembleia da República explicar em que moldes fará a sua revisão.

"Aquilo que afirmaram no debate do Orçamento de Estado é que este imposto seria neutro, se aumentasse o preço do combustível diminuiria o preço do imposto, mas ainda não vimos ser tomada nenhuma medida", sustentou.

O aumento do ISP foi aprovado no Orçamento do Estado para 2016. O Governo comprometeu-se então a rever trimestralmente o valor do imposto em função da variação do preço base dos produtos petrolíferos.

A líder do CDS-PP adiantou ainda já ter questionado o primeiro-ministro sobre a possibilidade de reintrodução do imposto sucessório, mas ainda não obteve respostas.

"Fiquei com a convicção de que mais cedo ou mais tarde vamos ter novo imposto sucessório no país", frisou.

Assunção Cristas realçou ainda que as contas do Governo não a deixam "tranquila e sossegada" porque o que aparece nas previsões e o que aparece nos resultados "normalmente não é simpático" e não deixa o país sereno para o futuro.

E ressalvou: "o país tem as poupanças de rastos".

Quanto ao programa de estabilidade, a líder centrista considerou "incompreensível" que os partidos que apoiam o Governo no Orçamento de Estado depois não venham dizer o que pensam do programa.

"Gostem ou não gostem da nossa presença na União Europeia a verdade é que nos lá estamos e o partido que lidera esta larga coligação é europeísta, se os outros não são, pelo menos, toleram esse europeísmo", frisou.

Na sua opinião, PS, PCP, BE e Verdes "estão juntinhos" nos documentos que vinculam o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório