Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

António Manuel Arnaut é candidato à Federação de Coimbra do PS

O advogado António Manuel Arnaut apresentou hoje a sua candidatura à Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista, com o objetivo de unir o partido, recuperar a militância e reabilitar a federação.

António Manuel Arnaut é candidato à Federação de Coimbra do PS
Notícias ao Minuto

20:40 - 30/04/16 por Lusa

Política Advogado

Para recuperar a militância, o advogado de Coimbra, filho de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), propõe-se a retomar o "debate político em torno de grandes questões", como a "dicotomia litoral/interior, o ensino público, o SNS e, designadamente, a consolidação do Estado social".

António Manuel Arnaut, de 56 anos, 30 dos quais ligados à advocacia, considerou que o PS deve restabelecer a "discussão política nas bases do partido, que são as secções", como fator agregador de militantes.

Por outro lado, o advogado socialista pretende recuperar o peso político da federação de Coimbra.

A distrital "perdeu capacidade e os órgãos nacionais não nos ligam, ao contrário de outros tempos em que as nossas posições faziam tremer o secretariado em Lisboa", referiu.

"Quando me iniciei nas lutas políticas, em 1975, o PS de Coimbra tinha uma forte influência nas decisões do partido, era uma referência nacional, respeitado e admirado por todas as outras federações pelo trabalho político que desenvolvia, mas volvidos 40 anos a situação alterou-se profundamente", sublinhou.

A propósito das buscas que a federação de Coimbra foi alvo no processo de fichas falsas de militantes no distrito - que culminou com a suspensão preventiva de 16 militantes, depois de o Ministério Público ter suspendido o processo judicial por acordo com os arguidos - António Manuel Arnaut disse pretender "devolver a dignidade e a honra do partido".

"Não conheço o processo e, portanto, não sei se haverá prova verdadeira ou aparente", referiu o candidato, que, no entanto, considerou as buscas judiciais um "ato indigno e uma desconfiança, que colocou em causa a dignidade" das pessoas que estão à frente da federação.

Salientando que não tem outras ambições políticas além de presidente da federação, António Manuel Arnaut afirmou que através do trabalho e do exemplo vai fazer "ressurgir a federação como exemplo de competência e integridade, reabilitando-a e restituindo-lhe a credibilidade que, ao longo destes anos, foi perdendo".

Na apresentação do candidato, encontrava-se o seu pai, António Arnaut, o mandatário da candidatura, Campos Coroa, o vereador da Câmara de Coimbra Carlos Cidades, os presidentes das Câmaras de Miranda do Corvo e Lousã (António Baptista e Luís Antunes, respetivamente), o antigo governante Paulo Campos e o pai, António Campos, um dos fundadores do PS, além do ex-presidente da federação Mário Ruivo.

António Manuel Arnaut é até agora o único adversário de Pedro Coimbra, que lidera há dois mandatos consecutivos a Federação Distrital de Coimbra e se recandidata nas eleições agendadas para dia 21 deste mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório