Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Eurodeputados do PCP lançam petição para renegociação de dívidas

Dois eurodeputados eleitos pelo PCP apresentaram uma declaração escrita, juntamente com mais oito parlamentares europeus, defendendo a renegociação da dívida nos Estados-membros em que esta tem aumentado, como é o caso de Portugal.

Eurodeputados do PCP lançam petição para renegociação de dívidas
Notícias ao Minuto

11:48 - 29/04/16 por Lusa

Política União Europeia

"O nível da dívida pública e o serviço da dívida de alguns Estados-Membros é claramente insustentável e restringe drasticamente o investimento, o crescimento e a capacidade de o Estado financiar adequadamente as suas funções sociais, como a saúde, a educação e a segurança social", segundo o texto da declaração escrita de que os eurodeputados Miguel Ferreira e João Ferreira são autores e primeiros signatários.

A declaração escrita, que caduca no dia 27 de julho, destaca ainda que "as disposições do Tratado de Estabilidade Orçamental (forçando a existência de significativos e persistentes excedentes orçamentais primários) são irrealistas e devastadoras, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista social", defendendo a "revogação" do tratado.

"As instituições da UE são exortadas a encetar e apoiar um processo de renegociação das dívidas públicas dos países mais endividados", defendem os dez signatários.

Se a petição recolher a maioria das assinaturas dos 751 eurodeputados antes de caducar, é publicada na ata.

Em Portugal, o Governo socialista, que já se manifestou contra a renegociação da dívida, conta com o apoio parlamentar do PCP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório