Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

CDS revê-se na mensagem do Presidente sobre possíveis consensos

O deputado democrata-cristão João Almeida afirmou hoje que o CDS se revê no discurso do Presidente da República, afirmando que o seu partido está disponível para construir consensos e deu como exemplo a reforma da segurança social.

CDS revê-se na mensagem do Presidente sobre possíveis consensos
Notícias ao Minuto

13:22 - 25/04/16 por Lusa

Política 25 Abril

João Almeida considerou que o Presidente da República, na sessão solene comemorativa dos 42 anos do 25 de abril, fez uma "leitura política atual muito lúcida", frisando que "quem governa tem condições para governar e a responsabilidade de manter a estabilidade dessa governação".

"Quem é oposição tem a responsabilidade de apresentar alternativas e todos têm a responsabilidade também perante o país de estar disponíveis para construir os consensos em áreas fundamentais, como por exemplo a segurança social", disse João Almeida.

O deputado sustentou que a "construção de propostas alternativas é a prática do CDS" e deu o exemplo da proposta para levar a votos o Programa de Estabilidade, sobre o qual se exige "clarificação".

"O Presidente da República diz que apesar de haver propostas alternativas há matérias essenciais onde podem ser construídos consensos. Uma delas é a segurança social, claramente", insistiu, criticando os partidos que fazem parte da maioria por "negarem a necessidades desses consensos".

No seu discurso, o Presidente da República considerou que há áreas que podem merecer "consensos setoriais de regime" em domínios como a saúde, o sistema político, o sistema financeiro, a justiça ou a segurança social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório