Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Passos 'sacode água do capote' para cima de Cavaco

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tem estado debaixo de fogo, sendo que os ataques provêem de várias frentes. A pressão que o colega de coligação governamental, CDS, tem vindo a exercer para uma remodelação no Executivo, e a expectativa face à decisão do Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado para 2013, pesam sobre as costas do primeiro-ministro, que, segundo o Jornal de Notícias, passará a ‘batata quente’ ao Presidente da República, Cavaco Silva.

Passos 'sacode água do capote' para cima de Cavaco
Notícias ao Minuto

08:02 - 26/03/13 por Notícias Ao Minuto

Política Orçamento

O chefe do Executivo, Pedro Passos Coelho, não tem vivido tempos fáceis. As baterias de críticas chovem de todos os lados e a pressão adensa-se.

Além de alguns constrangimentos associados à manifestação pública do CDS, partido que integra a coligação governamental, face à necessidade de uma remodelação no Governo, isto para não falar da moção de censura que o PS irá a apresentar, o primeiro-ministro terá uma dor-de-cabeça ainda maior: o hipotético chumbo por parte do Tribunal Constitucional a algumas normas do Orçamento do Estado para 2013, enviadas, nomeadamente pelo Presidente da República, para fiscalização sucessiva.

Ora, será justamente para cima de Cavaco Silva que Passos ‘sacudirá a água do capote’, por assim dizer, caso o Palácio Ratton determine a inconstitucionalidade das medidas, adianta o Jornal de Notícias, o que poderá representar um rombo nos cofres do Estado na ordem dos 800 milhões de euros.

Assim, o líder do Executivo poderá recorrer a Belém para que se resolva o impasse e, sobretudo, por forma a que seja o Presidente da República a garantir a estabilidade política do País, assumindo, em parte, as consequências que poderão advir do chumbo do Constitucional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório