Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

CDS lamenta que país esteja "no radar das revisões em baixa"

O CDS-PP considerou hoje que não é uma boa notícia Portugal estar permanentemente "sob alerta e no radar das revisões em baixa" e sublinhou a necessidade de o país trabalhar para enfrentar uma conjuntura internacional adversa.

CDS lamenta que país esteja "no radar das revisões em baixa"
Notícias ao Minuto

17:11 - 12/04/16 por Lusa

Política Previsão

"Obviamente que isto nos preocupa e sem dúvida que não é uma boa notícia Portugal estar permanente sob alerta e no radar internacional das revisões em baixa quer do crescimento ou das revisões em alta do desemprego", afirmou a deputada do CDS-PP Cecília Meireles, num comentário às previsões económicas do Fundo Monetário Internacional (FMI) hoje conhecidas.

O FMI espera que o défice português seja de 2,9%, acima dos 2,7% previstos em outubro e também acima dos 2,2% antecipados pelo Governo socialista chefiado por António Costa. Em 2021, o último ano das projeções do FMI, Portugal deverá ter um défice de 2,8%.

Lamentando que todas as semanas uma instituição internacional reveja em baixa as previsões de crescimento, deixe alertas ou mostre preocupações em relação a Portugal, Cecília Meireles reconheceu que a revisão em baixa agora feita pelo FMI abrange a generalidade dos países.

Contudo, vincou, era importante que Portugal estivesse mais preparado para enfrentar uma conjuntura internacional adversa, nomeadamente através de um bom plano nacional de reformas.

"O Governo decidiu ao invés discutir um 'powerpoint' e esconder na gaveta o programa de estabilidade, acho que é um bom péssimo exemplo como não se deve fazer um bom plano de reforma e como não estamos a trabalhar para Portugal enfrentar um contexto internacional adverso", acrescentou a deputada do CDS-PP, que falava aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório