Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Partidos apresentam programa cedo e depois governam "ao contrário"

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, considerou hoje "um problema" que os partidos na última década e meia tenham apresentado aos portugueses um programa antes das eleições, governando, depois, "ao contrário".

Partidos apresentam programa cedo e depois governam "ao contrário"
Notícias ao Minuto

21:45 - 14/02/16 por Lusa

Política Rocha Andrade

"Foi um problema da última década e meia em Portugal, não foi só um problema da direita, há que reconhecê-lo, os governos fazerem campanha com base num programa, chegarem ao governo e, de repente, começarem a governar ao contrário daquilo que tinha sido o essencial dos seus compromissos", disse.

Para o governante, uma democracia "não sobrevive à repetição permanente" deste tipo de comportamento, uma vez que a democracia "depende das pessoas compreenderem e terem razões para acreditar" que, no momento do voto, estão a escolher entre estratégias alternativas e que o seu voto "determina efetivamente" qual é a estratégia que um governo segue.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais falava na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, no decorrer de uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado para 2016.

Para combater esta situação, Fernando Rocha Andrade sublinhou que o PS elaborou um programa em que queria "ter a certeza de estar em condições de cumprir" os compromissos que assumia perante o eleitorado.

O governante considerou, ainda, "incompreensível" o atraso na execução do programa Portugal 2020 para as empresas no último ano e meio, acusando os governos de Passos Coelho de "incapacidade política".

"Eu creio que estaremos todos de acordo, de que mais do que uma questão de opção política no passado, houve aqui um problema de incapacidade política", disse.

Fernando Rocha Andrade afirmou, ainda, que desde que este Governo está em funções tem existido uma "aceleração" na distribuição dos fundos às empresas, considerando este fator um "elemento muito importante", no sentido de "aumentar" o crescimento e o emprego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório