Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PSD pede rapidez no envio de errata e "texto consolidado" do Orçamento

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, pediu hoje ao Governo rapidez na entrega do "texto consolidado" e da errata da proposta de Orçamento do Estado para 2016, que deverá corrigir as "incorreções, erros e gralhas" do documento original.

PSD pede rapidez no envio de errata e "texto consolidado" do Orçamento
Notícias ao Minuto

13:29 - 11/02/16 por Lusa

Política Montenegro

"Ontem [quarta-feira], na conferência de líderes, foi-nos dada a informação pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares de que o Governo iria endereçar ao parlamento um texto novo do Orçamento do Estado que corrigia todas as gralhas e todos os erros que pelos vistos são em quantidade significativa", contou Luís Montenegro, em declarações aos jornalista no final da reunião do grupo parlamentar do PSD.

Explicando que só agora revela esta informação porque estava à espera que o próprio ministro das Finanças falasse sobre a questão, Luís Montenegro argumentou que, na ausência de qualquer referência de Mário Centeno na comissão onde apresentou o Orçamento, se justifica que o Governo possa "muito rapidamente" enviar à Assembleia da República "não só o texto novo do Orçamento do Estado consolidando essas correções, como identificando a medida e a quantidade de incorreções, de erros e de gralhas que a proposta contém".

"É com alguma estranheza e estupefação que eu verifico que o ministro das Finanças foi à comissão apresentar o Orçamento e não falou disto. Fiquei à espera, por isso não falei ontem [quarta-feira] na conferência de líderes, fiquei à espera que o senhor ministro das Finanças pudesse explicar o volume e o alcance da errata sobre o Orçamento do Estado, a quantidade de erros, de gralhas, de incorreções que o texto que foi enviado para o parlamento contém", referiu.

Desta forma, continuou, na ausência de explicações do ministro das Finanças, o PSD aguarda que o Governo cumpra "muito rapidamente" o que anunciou e envie ao parlamento o novo texto, que será discutido na generalidade a 22 e 23 de fevereiro.

Ainda segundo o líder parlamentar do PSD o envio de uma "errata" foi por si solicitada, para evitar que se tenha de "esmiuçar linha por linha o que está diferente".

Questionado se os sociais-democratas já decidiram como vão votar a proposta do Orçamento do Estado, Luís Montenegro remeteu o anúncio para mais tarde, sublinhando que não é o voto do PSD que é relevante para o resultado final.

"O que é relevante é o suporte político do Governo concretizar-se naquele é o principal instrumento da política governativa, que é o Orçamento do Estado", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório