Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"O recorde do aumento colossal de impostos pertence à Direita"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares disse hoje que "o recorde do aumento colossal de impostos pertence à Direita portuguesa, que, enchendo a boca de rigor orçamental, falhou todas as metas".

"O recorde do aumento colossal de impostos pertence à Direita"
Notícias ao Minuto

06:52 - 11/02/16 por Lusa

Política Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos aproveitou a apresentação da sua recandidatura a líder da distrital de Aveiro do PS para defender "a verdade do Orçamento" que "a Direita se esforça por desacreditar" e que só pode orgulhar os socialistas, porque permite aos portugueses recuperar rendimento e respeitar os cidadãos.

"Conseguimos recuperar direitos e rendimento e no final deste ano este governo será o primeiro em 40 anos a conseguir um défice orçamental abaixo dos 3%", declarou o político.

Reconhecendo que está a haver um "debate duro" em torno do Orçamento e "com muita incompreensão", Nuno Santos acusou "a direita de continuar a encher a boca de rigor orçamental, quando nos últimos quatro anos apresentou oito orçamentos retificativos e falhou todas as metas".

"Ninguém se esqueça que o aumento colossal de impostos foi da responsabilidade do PSD e do CDS-PP, primeiro com o aumento do IVA e depois com o IRS. Esse recorde é deles", comentou.

O dirigente socialista lembrou que o PS "sempre disse que era possível virar a página da austeridade sem romper com a União Europeia" e que "a verdade é que [este] é um orçamento que baixa a carga fiscal e não a aumenta, que permite recuperar rendimento e não retirá-lo, que ao contrário do que se diz não aumenta o IRS e o IVA".

Pedro Nuno Santos salientou que o Orçamento aumenta os rendimentos em mais de 1.500 milhões de euros, devolve a sobretaxa a uma parte da população (será eliminada para todos já no próximo ano) repõe os salários da função pública e aumenta o salário mínimo para 530 euros (600 até ao final da legislatura).

Pedro Nuno Santos enumerou ainda algumas medidas de reforço das prestações sociais, como o rendimento social de inserção e o reforço do complemento solidário para idosos, que considerou "importantes instrumentos de combate à pobreza", e o reforço do abono que chegará a mais de um milhão de portugueses.

"Conseguimos cumprir a promessa da descida do IVA da restauração e vamos repor também o horário de trabalho das 35 horas aos trabalhadores da função pública", afirmou.

Pedro Nuno Santos garante que se trata de um Orçamento "que permite virar a página, com um custo que não se pretende esconder: o aumento de impostos específicos".

"São impostos que têm funções específicas. Sabemos que Portugal tem um problema em matéria de desequilíbrios da sua balança externa e quando aumentamos o imposto sobre os veículos, ou sobre os bens petrolíferos, estamos aumentar o imposto sobre os bens que mais carregam nas importações portuguesas", explicou.

Com argumentação semelhante, defendeu o aumento do imposto de selo sobre o crédito ao consumo: "queremos que a nossa economia se desenvolva, sustentada no aumento do rendimento e não no aumento do endividamento, que é um dos maiores problemas das famílias portuguesas".

Já quanto ao aumento da contribuição do setor bancário, justificou com uma visão diferente do que devem ser as políticas públicas, pelo que o objetivo é a redistribuição do rendimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório