Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

OE2016 prejudica famílias? Redistribuição "é mais justa", diz Galamba

Em causa estão alterações ao quociente familiar.

OE2016 prejudica famílias? Redistribuição "é mais justa", diz Galamba
Notícias ao Minuto

14:55 - 06/02/16 por Pedro Filipe Pina

Política Deputados

O deputado socialista João Galamba recorreu às redes sociais para comentar alterações ao quociente familiar, considerando tratar-se de uma “história (falsa) de as famílias com filhos serem prejudicadas”.

Escreve o deputado do PS que “a esmagadora maioria das famílias (70%) beneficiava zero do quociente familiar” que vai ‘cair’ com o Orçamento do Estado (OE) para este ano.

Ora, “se este OE propõe gastar exatamente o mesmo com o reforço das deduções do que o anterior governo gastava com o quociente (250 milhões de euros), limitando-se a redistribuir essa verba de uma forma mais justa, então, por cada família que é prejudicada, há necessariamente um número maior de famílias a serem beneficiadas”, argumenta.

Escreve ainda o deputado no Facebook que “a redução da sobretaxa é igual ou maior a 50% para 98% dos agregados familiares”, além de que “este OE aumenta o valor pago por filho” no Rendimento Social de Inserção e “aumenta também o valor dos abonos de família”.

Na perspetiva de João Galamba estes diferentes fatores devem ser analisados “em conjunto” e mostram que a ideia de que as famílias com filhos menores serão prejudicadas “não tem qualquer fundamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório