Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Portugueses não esperavam aumento de impostos desta dimensão"

Passos Coelho apontou críticas à proposta do Orçamento que já recebeu o 'ok' de Bruxelas.

"Portugueses não esperavam aumento de impostos desta dimensão"
Notícias ao Minuto

13:34 - 06/02/16 por Pedro Filipe Pina

Política Passos Coelho

Em Trás-os-Montes, numa altura em que está em campanha para a sua reeleição como presidente do PSD no congresso que se realiza este mês, Passos Coelho falou aos jornalistas e ‘deixou’ alguns ‘recados ao atual Executivo.

Esta semana, recorde-se, Bruxelas confirmou que dá ‘luz verde’ à proposta orçamental do Governo para este ano.

Sugerindo que o Governo “aproveitou bem” as dúvidas iniciais de Bruxelas ao esboço, há pouco mais de duas semanas, para proceder a alterações, Passos Coelho considerou ainda assim que “temos ainda um risco de incumprimento que é muito elevado”.

Já sobre o Orçamento, diz o antigo primeiro-ministro que o “Orçamento traz grande aumento dos impostos”, impostos que, por sua vez, “vão prejudicar as empresas, a classe média e a retoma da economia”.

Passos Coelho queixa-se ainda de se estar a verificar uma “reversão de políticas que tinham sido feitas no passado e tinham uma incidência estrutural sobre a economia”.

O grosso das suas críticas, no entanto, incidiu sobre os impostos. “Os portugueses não estavam à espera – e o Governo disse que não iam fazer – de um aumento de impostos desta dimensão”, afirmou, acrescentando que o Governo está “a dar com uma mão a uns aquilo que está a tirar na grande maioria a todos os outros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório