Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"É positivo" Bruxelas ter aprovado o documento

A candidata à liderança do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje que é "positivo" ter-se "ultrapassado este momento" em relação ao Orçamento do Estado (OE) para 2016, com a aprovação por parte da Comissão Europeia.

"É positivo" Bruxelas ter aprovado o documento
Notícias ao Minuto

20:43 - 05/02/16 por Lusa

Política CDS

"Aguardo para conhecer o texto do documento [proposta de Orçamento do Estado]. Em todo o caso, é certamente positivo termos ultrapassado este momento", afirmou Assunção Cristas, em Castelo Branco, à margem de uma reunião com os militantes do CDS/PP.

A Comissão Europeia aprovou hoje o projeto de Orçamento do Estado de Portugal para 2016, anunciou o vice-presidente do executivo comunitário responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, no final de uma reunião extraordinária do colégio de comissários em Bruxelas.

O vice-presidente disse que os últimos compromissos assumidos pelo Governo permitiram "evitar uma rejeição do plano" orçamental, mas salientou que, ainda assim, a Comissão concluiu que o projeto orçamental "está em risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, pelo que convida as autoridades portuguesas a tomar as medidas necessárias para assegurar que cumpre as regras orçamentais".

A candidata à liderança do CSD-PP adiantou que a Comissão Europeia "fez a aprovação [do Orçamento do Estado] com reservas e as reservas, têm precisamente a ver com a possibilidade ou não, ou a credibilidade que aquele exercício tem, do ponto de vista da sua execução".

Contudo, disse que aguarda por uma análise detalhada do texto, com as alterações que entretanto terão sido introduzidas.

A ex-ministra do anterior governo sublinhou ainda que do ponto de vista do CDS-PP, "levanta as maiores duvidas quanto à credibilidade".

"Veremos se entretanto as alterações introduzidas vão no sentido de salvaguardar alguma credibilidade para o documento", disse.

Cristas sustentou que daquilo que se viu até agora, o Governo "se prepara para dar com uma mão aquilo que depois vai retirar com as duas, nomeadamente penalizando fortemente a classe média. E, a ser verdade o que fui vendo na comunicação social, penalizando também as famílias, ao contrário do que é dito".

O Governo entregou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2016 no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório