Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Capoulas Santos confiante na aprovação das suas propostas sobre a PAC

O eurodeputado socialista Capoulas Santos mostrou-se esta quarta-feira confiante na aprovação do seu relatório sobre a Política Agrícola Comum (PAC) na sessão plenária do Parlamento Europeu, na próxima semana, e adiantou que os Socialistas Europeus vão apresentar novas emendas.

Capoulas Santos confiante na aprovação das suas propostas sobre a PAC
Notícias ao Minuto

19:20 - 06/03/13 por Lusa

Política Parlamento Europeu

“Estou convencido de que o meu relatório será aprovado” na sessão plenária, que decorrerá em Estrasburgo entre segunda e quinta-feira, disse à Lusa o deputado e antigo ministro da Agricultura, acrescentando que os Socialistas vão apresentar à votação algumas emendas para “melhorar alguns aspectos que não foi possível melhorar na comissão” de Agricultura do Parlamento Europeu (PE).

As propostas de compromisso para a futura reforma da PAC apresentadas por Capoulas Santos foram aprovadas na comissão de Agricultura do PE a 23 de Janeiro e, segundo o eurodeputado, poderão vir a representar um reforço de cerca de 350 milhões de euros para Portugal durante o período 2014-2020.

No entanto, Capoulas Santos acredita que é possível melhorar alguns aspectos, motivo pelo qual o grupo dos Socialistas Europeus vai apresentar algumas emendas, que serão votadas na sessão plenária e que visam tornar a PAC “mais verde, mais justa e mais transparente”.

Uma das emendas visa a publicação dos nomes dos beneficiários da PAC: “A comissão de Agricultura [do PE] recusou que os nomes dos beneficiários da PAC fossem publicamente divulgados, alegando que se trata de uma questão privada e de dados que dizem respeito aos cidadãos. Nós, no grupo socialista, não consideramos isso, porque se tratam de dinheiros públicos”, explicou.

Os Socialistas Europeus pretendem também que os agricultores continuem a cumprir determinadas regras ambientes para que poderem receber subsídios.

O eurodeputado explicou que, até agora, “para receberem um subsídio por hectare, os agricultores tinham de ter alguns cuidados, por exemplo, para evitar a contaminação das águas, e a maioria de direita, na comissão de Agricultura, eliminou também esta exigência”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório