Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Há mais comunistas a votar em Marcelo do que em Edgar Silva

O professor Marcelo 'bate tudo e todos' e vai buscar votos a todos os eleitorados. No Bloco, o candidato da Direita reúne três vezes mais votos do que Marisa Matias.

Há mais comunistas a votar em Marcelo do que em Edgar Silva
Notícias ao Minuto

07:57 - 11/12/15 por Notícias Ao Minuto

Política Presidenciais

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Marcelo Rebelo de Sousa arrasaria os restantes candidatos e conquistaria, com 60% dos votos, a vitória logo à primeira volta.

A mais recente sondagem sobre a corrida a Belém – o barómetro do Centro de Sondagens da Universidade Católica para a RTP, DN, JN e Antena 1 – prova que o professor não só é a escolha da esmagadora maioria dos portugueses que votaram na coligação Portugal à Frente nas legislativas como vai buscar votos a todos os eleitorados.

Mesmo na ala socialista, Marcelo conquista mais votos do que qualquer um dos restantes candidatos. O candidato mais bem colocado na corrida ao Palácio de Belém é a escolha de 26% dos eleitores do PS, que se mostram divididos entre Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa (cada um com 18% dos votos).

Mas se é expectável que Marcelo vença com larga vantagem à Direita – tal verifica-se, de facto, com o social-democrata a reunir 72% dos votos –, o mesmo poderia não acontecer no eleitorado à Esquerda.

O que se verifica, contudo, é que tanto os votantes do Bloco de Esquerda como do Partido Comunista esperam votar, em peso, em Marcelo Rebelo de Sousa. Até mesmo no eleitorado mais fiel – o PCP – este reúne mais votos do que o candidato do partido, Edgar Silva.

Se no eleitorado bloquista Marisa Matias reúne 10% dos votos, Marcelo consegue 30%. No PCP, por sua vez, 22% estima votar em Edgar Silva, com 31% a escolher Marcelo.

Feitas as contas, se as eleições fossem hoje, Sampaio da Nóvoa ficaria em segundo lugar, com 15% dos votos. Maria de Belém segui-lo-ia, com 14%. Marisa Matias e Edgar Silva conquistariam 3%, com Henrique Neto e Paulo Morais a não ultrapassar 1%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório