Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Paulo Morais formalizou candidatura contra política espetáculo

Contra a política espetáculo, Paulo Morais foi hoje o primeiro formalizar a candidatura às eleições presidenciais ao entregar cerca de oito mil assinaturas no Tribunal Constitucional, prometendo uma campanha sem bandeiras, arruadas e jantares, mas de combate de ideias.

Paulo Morais formalizou candidatura contra política espetáculo
Notícias ao Minuto

18:58 - 01/12/15 por Lusa

Política Presidenciais

Paulo Morais escolheu simbolicamente o dia 1 de Dezembro, no qual se comemora o dia da Restauração da Independência, para formalizar a candidatura à Presidência da República, e depois de entregar as cerca de oito mil assinaturas falou aos jornalistas perante as palmas e os "Viva Portugal" dos apoiantes que com ele se deslocaram ao Tribunal Constitucional, em Lisboa.

O antigo vice-presidente da Associação Transparência e Integridade foi assim o primeiro candidato a entregar as assinaturas para poder concorrer a Belém nas eleições de 24 de janeiro de 2016, recordou que a partir de agora faltam aproximadamente 50 dias para fazer campanha, que garante que não vai ser uma campanha de bandeiras, de arruadas, de jantares, de outdoors, mas sim "só de combate de ideias".

"Onde os outros tiverem bandeiras, nós temos ideias. Onde os outros tiverem jantares, nós temos debates", disse, deixando um repto: "Chega de política espetáculo, é preciso política de convicções".

Depois de uma declaração inicial e antes das perguntas dos jornalistas, foi cantado o hino nacional pelos apoiantes e por Paulo Morais, que explicou que o simbolismo da data "tem a ver com a independência que todos precisamos em Portugal".

"Independência do Estado face aos grupos económicos, independência do país face a alguns interesses estrangeiros e sobretudo independência de cada cidadão face a um conjunto de amarras que lhe têm sido impostas em Portugal", concretizou, acrescentando que o combate à corrupção é a primeira prioridade.

O antigo vice-presidente da Câmara do Porto recordou que nas eleições presidenciais de 2011 "não votou nem metade do eleitorado", sendo necessário que nestas haja mais de 50% de votação.

"Lutar pela dignidade de todos os portugueses, lutar pela dignidade da pessoa humana, combater privilégios, injustiças", elencou.

Paulo Morais manifestou-se contente por ser o primeiro a formalizar a corrida, uma vez que é um candidato "sem apoio partidário, sem apoio de grupos económicos", tendo chegado até esta fase com o apoio de 170 voluntários por todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório