Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PS/Madeira acusa PSD de ter "aberto caça a António Costa"

O líder parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira considerou hoje que "abriu a caça ao primeiro-ministro António Costa", acusando o PSD regional de preparar "um clima de guerrilha institucional" para dificultar os projetos regionais pendentes na República.

PS/Madeira acusa PSD de ter "aberto caça a António Costa"
Notícias ao Minuto

12:41 - 01/12/15 por Lusa

Política Jaime Leandro

"Abriu a caça ao primeiro-ministro António Costa", disse Jaime Leandro no encerramento do debate potestativo sobre a construção de um novo hospital no Funchal, requerido pelo grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira.

O responsável da bancada socialista admitiu que preferia que "António Costa fosse primeiro-ministro e tivesse ganho as eleições", mas, sublinhou, que a atual situação política nacional resulta de "uma prerrogativa constitucional que não é ilegítima".

Sobre o projeto de construção de um novo hospital na região, Jaime Leandro afirmou que o atual secretário regional da Saúde, João Faria Nunes, "até revela bom senso, mas não é o bastante, porque não governa sozinho".

Na opinião deste parlamentar, "importa reunir esforços para ter este projeto declarado como de interesse comum".

"Já se percebeu que nos próximos anos não haverá hospital novo", opinou o deputado socialista, declarando: "E se houver, não vai ser o PSD que o vai inaugurar", porque, no entender do dirigente do PS, "algum dia isto [situação política na Madeira] há de mudar, nem que seja aplicando a mesma receita que aconteceu agora na República".

Jaime Leandro também sustentou que o PS "vai defender a Madeira acima de tudo e todos, até do Governo de António Costa", e que o partido na região está determinado a "desenvolver todos os esforços" para que seja atingido o objetivo de ser declarado o projeto de construção do novo hospital como de interesse comum.

O parlamentar insular ainda censurou os deputados do PSD eleitos pela Madeira para a Assembleia da República, por, desrespeitando o acordo de consenso celebrado na região entre os vários partidos com assento em S. Bento, ter ido "a correr entregar um projeto de resolução, como forma de pressão" sobre esta matéria.

Para Jaime Leandro, "o PSD/M está a preparar um clima de guerrilha institucional para obstaculizar as coisas [projetos da Madeira pendentes com a República]".

Este responsável atestou que o PS/M pretende "manter na agenda" a construção de um novo hospital no arquipélago.

Por seu turno, no discurso de encerramento, o secretário regional da Saúde da Madeira, João Faria Nunes, argumentou que "a construção de um novo hospital é urgente, necessária, e o Governo Regional está a trabalhar no projeto", concluindo que este deve ser "um momento de pacificação política e união" para que este se torne uma realidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório