Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

"O único princípio do PS é a convicção feroz de que nasceu para mandar"

O sociólogo Alberto Gonçalves teceu duras críticas à atualidade política.

"O único princípio do PS é a convicção feroz de que nasceu para mandar"
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Alberto Gonçalves

Numa espécie de visita ao passado, o sociológo Alberto Gonçalves recordou que "a 4 de outubro, deu-se a vitória da coligação de Direita e da austeridade". No entanto, para o comentador, isto só "provou que o povo é masoquista e retardado. Horas depois, apurou-se que afinal a maioria do povo derrotou a austeridade nas urnas e concluiu-se, com alívio, que o povo masoquista e retardo é minoritário".

No espaço de opinião no Diário de Notícias, Alberto Gonçalves assegurou que "hoje, com a cedência do Presidente da República à piedosa mentira da 'inevitabilidade' do Governo do PS, enterrou-se (entre insultos) o ‘Cavaco’ e passou-se a biografar os membros da coisa como se os ditos fossem para levar a sério. Não são".

"Desde logo, são sem exceção ou dúvida, cúmplices de uma golpadazita – inteiramente ‘conchcinal’ dirá o Dr. Costa -, o que por si define o respetivo caráter", sublinhou.

Analisando os 17 ministros que estão a tutelar as pastas do Governo do secretário-geral do PS, António Costa, as palavras deixadas não foram de todo simpáticas. "Num primeiro-ministro que troca o jargão político por um jargão pessoal vagamente aparentado ao português (se ler conforme fala, o ‘brilhante negociador’ ainda irá a meio do clássico Anita Vai ao Circo). A nova ordem está num ministro das Finanças que parece saído dos ‘flashbacks’ de ‘Family Guy’ [série norte-americana] entrado no circo a que a Anita foi", afirmou num tom crítico..

"Ao que tudo indica, a Direita ficou sinceramente escandalizada com a jovialidade com que o PS traiu os próprios ‘princípios', aliou-se às beatas de Lenine e, após 40 anos de ténue civilização, enxovalhou a data fundadora do regime", declarou.

Para Alberto Gonçalves, "ou a Direita perde a virgindade ou não volta a levantar-se. O único princípio do PS é a convicção profunda e feroz de que nasceu para mandar nisto, custe o que custar. E, se custa muito resignarmo-nos à arrogância de rústicos, a eles custa pouco partilhar o poder com quem partilha a descrença na democracia e a crença na superioridade inata".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório