Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Teixeira dos Santos recorda 25 de Novembro e lança desafio a PCP

Da mesma forma que houve um PCP antes e depois do 25 de Novembro de 1975, também o 25 de novembro deste ano poderá marcar novo desafio aos comunistas, considera ex-ministro.

Teixeira dos Santos recorda 25 de Novembro e lança desafio a PCP
Notícias ao Minuto

17:46 - 28/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Ex-ministro

Para Teixeira dos Santos, e recordando palavras de há poucos anos de um amigo seu “a propósito da agitação observada nas ruas de Atenas”, foi positiva a não ilegalização do Partido Comunista no pós-25 de Novembro de 1975.

“De facto, ao longo dos últimos 40 anos, o PCP tem sido uma referência política importante para muitos portugueses”, escreve Teixeira dos Santos no seu espaço de opinião no Jornal de Notícias.

Em causa está o facto de uma estrutura organizada como a do PCP ter permitindo, mesmo estando sempre do lado da oposição, evitar que episódios de protesto degenerassem no tipo de violência que chegou a ser captada na Grécia. O presente, porém, traz agora um novo desafio.

“Se a partir do 25 de Novembro de 1975, o PCP passou a ser um elemento importante para a estabilidade do nosso regime democrático, a partir de 25 de novembro de 2015, o PCP, ao deixar de estar na oposição, será um fator de estabilidade para a governação que agora se inicia”, considera.

Na perspetiva do antigo ministro das Finanças de José Sócrates, esta governação está “apostada na melhoria das condições de vida daqueles que foram os mais sacrificados da crise”. E a estabilidade será um dos seus pontos essenciais, para que tal objetivo seja conseguido “no quadro de uma gestão orçamental sã e rigorosa”.

Teixeira dos Santos considera ainda que a nova governação socialista será avaliada pelo rigor nas contas, “o barómetro decisivo na avaliação da qualidade da governação e do sucesso dos acordos em que assenta”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório