Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Costa expressa reconhecimento a Passos Coelho pelos serviços prestados

 O Presidente da República expressou hoje a Pedro Passos Coelho e aos membros dos governos que liderou o seu "público reconhecimento" pelos serviços prestados ao país "em circunstâncias muito difíceis".

Costa expressa reconhecimento a Passos Coelho pelos serviços prestados
Notícias ao Minuto

17:16 - 26/11/15 por Lusa

Política Primeiro-ministro

"Ao primeiro-ministro cessante, que chefiou o Governo de Portugal durante mais de quatro anos, bem como aos membros dos seus governos, expresso público reconhecimento pelos serviços prestados ao País em circunstâncias muito difíceis, e desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, logo no início do discurso da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa.

O XXI Governo Constitucional, lembrou Cavaco Silva, foi formado na sequência da crise política aberta pela rejeição do XX Governo Constitucional e, nos termos da Constituição, tal implicou automaticamente a sua demissão, ficando o executivo limitado à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos.

Pedro Passos Coelho liderou os dois últimos Governos Constitucionais: o XIX executivo, que esteve em funções entre junho de 2011 e outubro de 2015, e o XX executivo, que terminou hoje funções apenas 28 dias depois de ter tomado posse, ficando para a história como o mais curto executivo da democracia portuguesa até agora.

Além de Passos Coelho, assistiram à tomada de posse do XXI Governo Constitucional vários membros do executivo PSD/CDS-PP cessante, nomeadamente Paulo Portas, Maria Luís Albuquerque, José Pedro Aguiar Branco, Rui Machete e Pedro Mota Soares.

A tomada de posse do Governo do PS acontece 53 dias depois das eleições legislativas e 15 dias após o derrube do executivo PSD/CDS-PP na Assembleia da República pelos socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, através da aprovação de uma moção de rejeição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório