Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Um governo (quase) todo 'Costista' mas com alguns 'Seguristas'

Quatro nomes do Executivo de Costa apoiaram António José Seguro durante a disputa entre ambos pela liderança do partido.

Um governo (quase) todo 'Costista' mas com alguns 'Seguristas'
Notícias ao Minuto

20:26 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Executivo

Está agendada para amanhã a tomada de posse de António Costa. O socialista será o novo-primeiro ministro e o seu elenco governativo já está escolhido, e entre os seus novos governantes há quatro 'Seguristas'.

O primeiro da outra ala socialista é Manuel Caldeira Cabral, que irá liderar o Ministério da Economia. O futuro ministro esteve no grupo de conselheiros de António José Seguro e aceitou o convite de Costa para assumir uma das pastas mais importantes do Executivo. A sua transição foi, contudo, pacífica, uma vez que o economista manteve-se à margem da disputa interna no PS, visto que é um independente sem filiação partidária, esclarece o jornal Público.

João Soares faz também parte do novo futuro Executivo e esteve do lado de Seguro a quando das disputas internas no seio 'rosa'. Depois da nomeação de Costa, este aceitou o convite para ser o próximo Ministro da Cultura.

Outro dos ‘Seguristas’ a incorporar o Governo de Costa é José Luís Caneiro, que esteve junto de António José Seguro na altura das eleições primárias do PS. Sempre defendeu a unidade dentro do partido e recusou o convite para o encontro dos críticos, convocado por Francisco Assis, com o intuito de criticar a posição governativa de Costa. Agora será secretário de Estado das Comunidades.

O último dos quatro é Jorge Seguro Sanches, um dos principais apoiantes de Seguro, mas que ‘abandonou o barco’ quando este foi derrotado por Costa nas eleições primárias. Seguro Sanches estará encarregue da secretaria de Estado da Energia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório