Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

O que disseram membros do XX Governo nos 28 dias em funções

O XX Governo cessa funções na quinta-feira, 28 dias depois de ter tomado posse, o que o torna o executivo mais curto da história da democracia portuguesa.

O que disseram membros do XX Governo nos 28 dias em funções
Notícias ao Minuto

19:38 - 25/11/15 por Lusa

Política Frases

Pedro Passos Coelho foi empossado pelo Presidente da República como primeiro-ministro do XX Governo Constitucional no dia 30 de outubro e cessará funções na quinta-feira, dia 26 de novembro, com a posse do XXI Governo Constitucional liderado por António Costa.

Segue-se uma seleção de frases de membro do XX Governo:

"Tendo recebido dos portugueses um mandato claro para governar, assumo hoje, na presença de sua excelência o senhor Presidente da República, a responsabilidade indeclinável de respeitar essa vontade expressa pelos portugueses."

Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro

30-10-2015

"Ninguém deve arriscar o bem-estar dos portugueses em nome de uma agenda ideológica ou de ambições políticas pessoais ou partidárias."

Pedro Passos Coelho

30-10-2015

"Tenho na minha natureza essa caraterística de procurar sistematicamente o que nos aproxima e não o que nos afasta e é essa tarefa que tentarei desempenhar nas funções que exerço como ministro dos Assuntos Parlamentares. O que nós queremos é que se encontrem boas soluções, sólidas, estáveis e, com base nestas soluções, podermos corresponder àquilo que o país necessita."

Carlos Costa Neves, ministro dos Assuntos Parlamentares

31-10-2015

"Nós estamos preparados para assumir as nossas responsabilidades. Estou nem otimista nem pessimista, estou realista, penso que temos um bom programa que, em traços gerais, foi apresentado aos portugueses durante a campanha eleitoral. Os portugueses conhecem muito bem este programa, sabem ao que viemos, com o que podem contar."

Carlos Costa Neves

31-10-2015

"Fiz questão de começar esta visita pelos cumprimentos de condolências à família enlutada. Era um homem que já tinha vindo do estrangeiro, tinha 80 anos, fica a sua mulher Fátima. Ele, que era um homem de apelido Viana, entregou-se a Deus e Deus com certeza que lhe reserva um lugar adequado."

João Calvão da Silva, ministro da Administração Interna, em visita a locais afetados pelo mau tempo em Albufeira

02-11-2015

"Não estou contratado a quatro anos, estou contratado ao dia."

Carlos Costa Neves

Diário de Notícias, 04-11-2015

"É normal, em democracia, quem ganha ser convidado a formar Governo, tomar posse e governar. O que não é normal é três derrotados julgarem que são vencedores. A soma de três derrotados não dá um vencedor. O que temos assistido é a uma conspiração de secretaria para conseguir o que não foi conseguido nas urnas."

José Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa

05-11-2015

"Um défice de 3%, que não é a nossa meta, mas a estimativa da Comissão Europeia, permite ou não a saída do PDE [Procedimento de Défice Excessivo]? Permite. O que a regra diz é que o défice não pode ficar acima de 3% e tem de ter uma trajetória descendente para o futuro."

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças

05-11-2015

"Estarei aonde for preciso: no Governo, que é o lugar natural que se espera de quem ganha as eleições, mas, se porventura não estiver no Governo e estiver na oposição, não deixarei de assumir as minhas responsabilidades."

Pedro Passos Coelho

06-11-2015

"Eu bem sei que tem havido por parte da comunicação social uma grande preocupação em torno do pensamento do Bloco de Esquerda. Também sei que Catarina Martins, neste momento, fala como sendo a primeira-ministra de um Governo que nós não sabemos se vai acontecer, mas esse é um problema do PS, não é um problema da coligação."

Fernando Leal da Costa, ministro da Saúde

06-11-2015

"António Costa foi traiçoeiro. Este não é o PS do meu imaginário. Se nos chumbarem o Governo só nos resta ser oposição frontal."

Calvão da Silva

Expresso, 07-11-2015

"O Mário Soares que eu conheci deve estar preocupado."

Calvão da Silva

Expresso, 07-11-2015

"A prioridade do PS é o poder a todo o custo para salvar a cabeça do líder."

Carlos Costa Neves

i, 09-11-2015

"Não escondo, na minha condição de cidadão, a apreensão com que olho para as promessas de novas convenções que alguns partidos querem trazer para este mandato. Mas prefiro sublinhar, mesmo nesse contexto, a confiança que sempre me merecem as instituições maiores da nossa democracia representativa e o trabalho leal que nelas todos deveremos sempre desenvolver."

Pedro Passos Coelho

09-11-2015

"Ouvindo o senhor deputado, é muito mais importante enumerar um conjunto de medidas avulsas, voltadas para o curto prazo e para um pulsar mais populista. Quero dizer ao PS, incluindo o seu secretário-geral [António Costa], que ao recusar a maioria maior - a maioria europeia -, verdadeiramente, é o PS quem está a afastar-se do centro político e a radicalizar a sua posição, deixando em risco aquilo que são os esforços de Portugal de recuperação consistente."

Pedro Passos Coelho

09-11-2015

"Assumo a responsabilidade de não colaborar e de me opor a uma política negativa, de ruína de Portugal."

Pedro Passos Coelho

09-11-2015

"O pior inimigo do Estado Social é um Estado falido."

Pedro Mota Soares, ministro do Emprego e da Segurança Social

09-11-2015

"Não propomos o que é utópico, propomos o que é viável o realizável."

Pedro Mota Soares

09-11-2015

"O acordo de esquerda não é bem um governo, é uma geringonça. (...) O que a vossa geringonça nos oferece é uma bebedeira de medidas. As bebedeiras têm um só problema: chama-se ressaca."

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro

10-11-2015

"Conte apenas com a nossa coerência, e se mais à frente se vir aflito, se mais adiante não conseguir gerir a pressão exclusiva - podem crer que será exclusiva - da demagogia em competição entre o Bloco e o PCP, de um lado, e do realismo e dos compromissos em Bruxelas, do outro, não venha depois pedir socorro. (...) Nós já fomos os bombeiros do vosso resgate duas vezes, a vossa conduta assemelha-se à dos pirómanos do regime, não seremos cúmplices dessa consequência."

Paulo Portas

10-11-2015

"Contados os votos, nós coligação somos 38,5%, vossas excelências são 32%. Nós ganhámos e não foi por poucochinho, vossas excelências perderam e não foi por poucochinho. Se querem comparar os blocos políticos, então, tenham a humildade de avisar o povo e da próxima vez candidatamo-nos nós em coligação e candidatam-se vocês em frente de esquerda e vamos ver quem ganha."

Paulo Portas

10-11-2015

"Nós entrámos não vergados, e cairemos, se cairmos, de pé."

Rui Medeiros, ministro da Modernização Administrativa

10-11-2015

"Basta ver o custo que teve o pretenso fim da austeridade na Grécia."

Maria Luís Albuquerque

10-11-2015

"O que move o PS hoje não é senão o apetite pelo poder."

Pedro Passos Coelho

10-11-2015

"Não posso deixar de vos expressar a minha enorme preocupação quanto ao futuro da saúde em Portugal, caso se venha a confirmar a entrada em funções de um Governo de frente de esquerda."

Fernando Leal da Costa

13-11-2015

"A situação política é tão tóxica, hoje, como um cogumelo venenoso, e os senhores sabem aqui, melhor do que eu, o que um cogumelo venenoso pode provocar."

Carlos Costa Neves

13-11-2015

"Quando olho para uma certa coligação negativa que se formou, não posso deixar de pensar (...) que estamos perante azeite e água, que neste momento se pode misturar, mas que a curto prazo deixará de estar misturada."

Carlos Costa Neves

13-11-2015

"Cabe ao PS construir uma solução de Governo que corresponda àquilo que o próprio PS disse que era indispensável e sem o que não derrubaria o Governo que saiu das eleições, ter uma maioria estável, duradoura e credível que ainda não tem."

Pedro Passos Coelho

20-11-2015

"Compete ao senhor Presidente da República verificar a sustentabilidade deste mero projeto negativo, nem nos parece que o líder do PS tenha apresentado o que dizia e prometia ter, nem nos parece que os requisitos afirmados pelo senhor Presidente da República tenham sido satisfeitos."

Paulo Portas

20-11-2015

"A indigitação de António Costa pode ser formalmente constitucional. Para nós CDS, será sempre politicamente ilegítima e extrairemos sempre daí as consequências pertinentes."

Paulo Portas

24-11-2015

Recomendados para si

;
Campo obrigatório